O Brasil permanece no Haiti: policiais militares continuam mesmo com o término da MINUSTAH

 

Matéria do Estadão

Brasil que fica. Depois que a Minustah for oficialmente encerrada, em 15 de outubro, apenas dois policiais brasileiros que trabalham nas Nações Unidas devem permanecer no país. Um deles é o mineiro Paulo Filipe Moura, de 30 anos. Há 9 meses em Porto Príncipe, ele diz que a imagem que ficou do Haiti no Brasil é a do militar com fuzil e capacete, mas a missão de paz é mais ampla e dezenas de policiais brasileiros o antecederam.

Paulo chegou ao Haiti após passar dez anos na Polícia Militar de Minas e se submeter a testes de idioma, informática, tiro, armamento e direção, além de entrevistas e treinamentos. Seu mandato é de um ano, prorrogável por mais um. O trabalho da polícia das Nações Unidas é auxiliar na melhoria da polícia haitiana, ainda carente de técnica e doutrina, e transferir conhecimento aos policiais. Paulo trabalha na seção de operações conjuntas, responsável por planejar e executar operações pelo país. O outro brasileiro é Anderson Silva Santana, do Rio de Janeiro.

A partir do mês que vem, o número de policiais estrangeiros no país cairá de 980 para 295. E os contingentes de FPUs serão reduzidos de 11 para 7. “Hoje o país está tranquilo. O problema é se surgir algum fator que abale essa estabilidade, como um desastre natural ou um processo eleitoral conturbado. Acho que vai aumentar o índice de criminalidade, mas num nível ainda tranquilo se comparado a outros países. Como policial, aqui no Haiti me sinto muito mais seguro que no Brasil.”

 

NOTA:

O Brasil não encerrou suas atividades no Haiti.

Os efetivos militares sim, mas os policiais militares continuam no país e na nova missão e outros se preparam para integrar a MINUSJUSTH.

O componente policial da ONU (UNPOL) continua mesmo após o fim da MINUSTAH (2004 – 2017).

Matéria do Estadão: LINK

 

 

🇧🇷👮🏻👮🏻‍♀️

Anúncios
Published in: on setembro 4, 2017 at 12:13 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2017/09/04/o-brasil-permanece-no-haiti-policiais-militares-continuam-mesmo-com-o-termino-da-minustah/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: