Governo chileno solicita e recebe equipe SAAT pelo segundo ano consecutivo

Normalmente, as equipes SAAT da Divisão de Polícia do DPKO/ONU realizam os processos seletivos para policiais integrarem operações de paz da ONU a cada 2 anos. Os nossos vizinhos sul-americanos que recebem a ONU para validação da seleção, Argentina (mais de 18 anos), Uruguay, Chile (única missão policial no Haiti) e Colômbia estão há anos avançados nesse sentido em relação ao Brasil, que até hoje nunca solicitou a ONU validação da seleção em território nacional, conforme recomendações da Organização, evitando, inclusive, repatriações (já ocorridas), uma vez que os policiais brasileiros devem realizar testes de caráter eliminatório quando chegam na área da missão, por não ter seu processo seletivo reconhecido pelas Nações Unidas.

O Chile não é nenhum exemplo no que se refere a preparação, treinamento e motivação de policiais para missões de paz da ONU, entretanto, chama atenção a vontade de ampliar e mudar esse cenário, visto ter seu governo envidado esforços no sentido de que fossem realizada a seleção em março de 2014 e agora na presente semana (abril 2015).

Os oficiais e suboficiais dos Carabineros de Chile e os oficiais da Policía de Investigaciones – PDI (instituição que somente tem “oficiais”) agradecem a oportunidade!

Parabéns ao governo chileno!

Comento:

Eventualmente, farei um post específico sobre minha experiência como team leader de equipes SAAT/Police Division/DPKO em alguns países, dentre eles o Chile.

Vale a reflexão!

Anúncios
Published in: on abril 23, 2015 at 2:13 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2015/04/23/governo-chileno-solicita-e-recebe-equipe-saat-pelo-segundo-ano-consecutivo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Republicou isso em Leonardo Sant'Anna.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: