CCOPAB prevê reconhecimento de cursos UNPOL por parte da ONU ainda em 2015

Uma informação muito interessante e importante foi recebida por este sítio, a de que o CCOPAB estará recebendo no 2º semestre um certificador do DPKO para o reconhecimento, pelo ITS/DPKO, do curso para UNPOLs promovido pelo Centro.

Segundo o Chefe da Célula Policial do CCOPAB, o Capitão Valdetaro, do Exército Brasileiro, esses trâmites vem sendo realizado desde 2014, mas no ano passado o DKPO não pôde enviar certificadores e observadores.

O atual Comandante do CCOPAB, Coronel EB Venturim, foi chefe do ITS/DPKO por alguns anos e é reconhecido por sua capacidade profissional e conhecimento na área de treinamentos.

Desejamos sucesso ao CCOPAB e que essa certificação da ONU de fato ocorra.

Parabéns pela iniciativa!

Convém, entretanto, destacar que a certificação que o CCOPAB busca, foi recebida pela PMDF durante a realização do então United Nations Police Officer Course (UNPOC), realizado no ano de 2011, na Academia da Polícia Militar de Brasília. Esse projeto foi realizado em parceria com a polícia sueca, norueguesa e contou com policiais de alguns países e estados brasileiros. Foi da mesma forma, realizado um curso Train of Trainers – ToT, onde credencia o policial a ser instrutor em cursos para UNPOL (hoje denominados de IPOC – International Police Officer Course). Talvez, um ToT, inclusive com os diversos veteranos UNPOLs brasileiros que possuem esse curso e, por consequência, conhecem a metodologia de ensino adotada por vários países com a chancela da ONU (ITS), fosse mais apropriado

Não obstante, não há que se confundir em cursos credenciados pela ONU e o SAAT, que é uma equipe da Police Division que aplica o processo de seleção de policiais nos Estados-membros da ONU.

Para integrar uma missão de paz, é recomendável que um policial receba treinamento (até porque durante os primeiros dias de missão, todos os policiais recebem treinamento específico da missão), mas é imperativo e obrigatório que ele seja habilitado. E essa habilitação somente ocorre por SAAT (no próprio país – antes do embarque, ou seja, só segue para missão quem já está “clear”) ou In-based mission AMS (testes eliminatórios realizados na área de missão, quando da chegada do policial)

Estamos evoluindo…

“Unidos somos mais fortes”

Anúncios
Published in: on abril 23, 2015 at 3:12 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2015/04/23/ccopab-preve-reconhecimento-de-cursos-unpol-por-parte-da-onu-ainda-em-2015/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: