Policial militar brasileiro é vítima de violência no Haiti

A cidade de Cap Haitien, ao extremo norte do Haiti, é conhecida por suas belezas culturais e praias encantadoras, as quais recebem semanalmente cruzeiros vindos dos EUA e demais ilhas caribenhas.

Mas nada disso tem amenizado o instável e tenso clima que tem permeado todo o país.

Nos últimos 3 dias, uma greve dos motoristas de TAP TAP (meio de transporte público haitiano) devido ao aumento do preço da gasolina desencadeou uma onda de protestos violentos. Nesta terça, a equipe de UNPOL teve que ser escoltada pelo UDMO (unidade de controle de distúrbios da Polícia Nacional Haitiana – PNH) e pela Tropa de Choque da Polícia da ONU, a FPU (Formed Police Unit) do Nepal. Quatro viaturas foram apedrejadas, um policial nepalense ferido.

image2

(Foto acima: UDMO realiza escolta do comboio em Cap Haitien)

O Capitão da PMDF Werner Miquelino disse estar bem e se preparou com os equipamentos adequados para as manifestações: “Já sabíamos que seríamos alvos de apedrejamentos e por isso me equipei com colete e capacete para qualquer tipo de situação”.

image3

(Foto 2 acima: Comboio por Cap Haitien – Detalhe, manifestantes acima nas edificações atirando pedras nas viaturas)

A viatura do Oficial foi danificada mas felizmente sua nada aconteceu com ele. O nível de formação e preparo dos policiais militares brasileiros os capacitam para todas as situações policiais, inclusive as de manifestações, tão correntes na capital do Brasil, origem do oficial em tela, não sendo, portanto, nada que fuja a atividade policial corriqueira de um profissional brasileiro.

Mas serve de alerta para o aumento da escalada da violência no país inteiro, não apenas na capital.

O clima é tenso e imprevisível, mas o status atual nesta noite é calmo. Torcemos para que permaneça dessa maneira nos próximos dias.

Esperamos de algum órgão brasileiro entre em contato com os únicos 2 policiais militares brasileiros no local para acompanhar a situação.

image1

(Foto 3 – Policial FPU Nepal ferido)

Anúncios
Published in: on fevereiro 11, 2015 at 2:23 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2015/02/11/policial-militar-brasileiro-e-vitima-de-violencia-no-haiti/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: