Major PMDF Wesley Santos atua na visita do Conselho de Segurança da ONU ao Haiti

Há três tour de missão ocupando o cargo de Chefe da Equipe de Segurança Pessoal do Comissário da Polícia da ONU (Police Commissioner –  PC) na MINUSTAH (Haiti), o Major PMDF Wesley Santos tem desempenhado inúmeras atividades em viagens e atividades diversas no dia a dia do chefe do componente policial da MINUSTAH. Durante mais de um ano, serviu com o Comissário Luís Carrilho (Portugal) e desde então com o Comissário Serge Therriault (Canadá). Fluente em inglês e francês, e com larga experiência profissional especializada na área das operações especiais, o oficial ganhou a confiança dos PCs, participando de reuniões de grande relevância nos âmbitos políticos, diplomáticos e operacionais, acompanhando o líder de centenas de policiais de quase 50 nacionalidades que integram o United Nations Police component (UNPOL).

wesley3

(Major Wesley recebe o Chefe de Operações da UNPOL, Major francês, durante solenidade de outorga da Medalha da ONU aos policiais militares, na condição de Comandante do Contingente PM Brasileiro na MINUSTAH)

wesley2

(TC PMDF Roberto Freitas, Police Commissioner Luis Carrilho e o Major PMDF Wesley)

image3
Nos últimos dias, o Major PMDF Wesley Santos esteve diretamente envolvido na visita do Conselho de Segurança da ONU ao Haiti (entre 23 e 25 de janeiro de 2015), que estiveram no país para um cronograma de visitas e reuniões a fim de analisar a situação geral da Missão para subsidiar possíveis mudanças na MINUSTAH no âmbito do Conselho de Segurança da ONU. A Delegação foi composta por 27 membros e tiveram reuniões com o alto escalão do Governo do Haiti (governo, parlamento, judiciário, etc.) e da MINUSTAH (Representante-Especial do Secretário-Geral da ONU, SRSG Sandra Honoré, Deputies SRSG, e membros do Senior Managment Team, Chefes de componente policiais e militares e tropas policiais – FPU e militares – Batalhões).

CSNU-Haiti

(Membros do Conselho de Segurança com Presidente haitiano Michel Martelly e membros do governo)

image15

image30

image7

Abaixo, algumas fotos da visita do Conselho de Segurança da ONU ao Haiti – especialmente na área de segurança pública, com a UNPOL (Polícia da ONU) e a Polícia Nacional do Haiti (PNH):

FOTOS ABAIXO: As autoridades visitaram a Academia da Polícia Nacional do Haiti – PNH, onde receberam informações sobre a PNH por parte do Diretor General da Instituição.  Após o briefeing, assistiram a uma demonstração da SWAT PNH de resgate de reféns e também dos UDMO (Unidade de Choque/CDC da PNH) de controle de distúrbios civis.

image11

(Diretor Geral da PNH, Embaixadora EUA junto a ONU Samantha Power e Police Commissioner UNPOL)

image20

image2

image6

image21

image4

FOTO ABAIXO: Visita a Titanyen, uma vila haitiana, ao norte da capital Porto Príncipe (Port-au-Prince), a cerca de 8 km de Cabaret. Visto não ser muito densamente povoada, áreas próximas foram escolhidas para os enterros em massa das vítimas do terremoto de 2010. Memorial para as vítimas de terremotos onde foram enterrados milhares de corpos do terremoto. As autoridades foram prestar homenagens.

image8

image18

FOTOS ABAIXO: Visita ao projeto de criação e estruturação da Guarda Costeira da PNH – situada em Cap Haitian foram conhecer a capacidade operacional da unidade, receberam um briefeing do Police Comissioner e conheceram a embarcação utilizada no patrulhamento.

image29

(MINUSTAH Police Commissioner, Embaixadora Samantha Power e ao lado o Major PMDFWesley)

image1

image5

image12

image14

image28

FOTO: Visita a prisão feminina em Pentionville. Visitaram as detentas conversando sobre a situação no local. Também visitaram uma feira de artesanato no local e ateliê das detentas, onde produzem roupas para venda.

image17

(Embaixadora Samantha Power com UNPOL americana e demais membros do CSNU em visita ao presídio feminino)

image19

image26

Ao atuar na coordenação da segurança pessoal do Police Comissioner e do comitê composto por membros do Conselho de Segurança, o Major Wesley mais uma vez eleva o nome de sua Corporação (PMDF), do Governo do Distrito Federal (GDF) e do nosso país, visto o mesmo ocupar um cargo considerado de extrema importância, visto seu caráter técnico (proteção de autoridades) e reservado (por ter acesso a informações de caráter sigilosos).

Faltando cerca de 5 meses para o fim de sua missão no Haiti, e com avaliações de desempenho profissional consideradas “excepcional” (2% da elite da UNPOL nos Appraisal) desejamos contínuos sucesso ao Major Wesley ao bem representar a PMDF, o GDF e o Brasil!

image13

(Major PMDF Wesley e o Embaixador Angolano junto a ONU)

Anúncios
Published in: on janeiro 25, 2015 at 10:12 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2015/01/25/major-pmdf-wesley-santos-atua-na-visita-do-conselho-de-seguranca-da-onu-ao-haiti/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: