Encontro Temático sobre Comando Policial para Missões da ONU

O Secretariado da ONU encaminhou, em 19/08/2014, convite para os Estados-membros participar do “Encontro Temático sobre Comando Policial”, solicitando um policial “senior“. Tema: “Orientação Estratégica para Polícia Internacional em Operações de Manutenção da Paz”.

O evento será realizado na cidade de Pretória entre 21 e 23 de outubro de 2014, tendo como objetivo permitir a discussão e o compartilhamento de boas práticas sobre Comando Policial em Missões de Paz. 

A ONU solicita um representante policial com experiência de alto comando, com fluência em inglês ou francês.

Deadline para indicação: 12 de setembro de 2014.

 

Cabe aqui algumas considerações:

  1. O Brasil tem policiais com experiência de gestão de alto comando? Sim.
  2. O Brasil tem policiais que exerceram funções importantes em Missões de Paz? Sim.
  3. O Brasil tem policiais que atendam aos requisitos? Sim.
  4. O Brasil tem um roaster de policiais com experiência em Missões? Sim. Na IGPM/COTER/EB.
  5. O Brasil tem uma agenda para participação de policiais em Missões? Não.
  6. Qual órgão brasileiro possui policiais veteranos que atuem com o tema, assessorando o MRE, DelBrasONU e MD em assuntos policiais no campo internacional? NENHUM.
  7. O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB é um órgão prioritariamente militar, onde o comando é sempre a cargo de um coronel do Exército, tendo as funções de Subcomando e terceiro na hierarquia do Centro, um revezamento de oficiais da Marinha e Aeronáutica. Não existe nenhum policial no nível de comando do CCOPAB. Se o Centro é Conjunto poderia talvez considerar englobar uma equipe de policiais experientes e um para compor o alto comando do Centro. Ademais, porque não um diplomata de carreira no comando do Centro Conjunto (Alto Comando do Centro sendo representado pelo MRE, 3 Forças e PM). Salvo engano, existe apenas uma vaga de capitão PM no Centro.
  8. Quem arca com os todos os custos referentes a treinamento, pagamento de salários e etc. de policiais no Brasil e em missões? Salvo raríssimas exceções, cabe as Unidades Federativas. Custo do Governo Federal com policiais = 0. 
  9. Falta ao Brasil priorizar, de certa forma, a questão da participação policial brasileira em missões internacionais.
  10. Reiteradamente, o Brasil tem deixado de indicar policiais para cargos e eventos importantes no âmbito internacional, por justamente não ter qualquer tipo de agenda ou estrutura mínima para fazê-lo.
  11. Será tão complexo assim?
  12. Por exemplo, com base em que, e sob quais critérios, poderá o país indicar um policial para um evento dessa magnitude. Considerando o fato do Brasil não indicar policiais constantemente, como se pode notar em postagens aqui mesmo neste espaço, será que podemos ser positivamente surpreendidos nesta vez?

 

Anúncios
Published in: on agosto 20, 2014 at 10:15 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2014/08/20/encontro-tematico-sobre-comando-policial-para-missoes-da-onu/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] de 21 a 23 de outubro de 2014, em Pretória, África do Sul, conforme já havia sido publicado aqui.   Atualmente, sem dúvida que o Coronel PMDF Garcia, atual Comandante da Academia de Polícia […]


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: