Capitão PMSC Jonas Binder participa de patrulha conjunta no interior do Sudão do Sul

Entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2013, o Capitão PMSC Jonas Binder, integrante do componente policial (United Nations Police – UNPOL) na Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul (UNMISS), e militares da ONU que trabalham em Torit, capital do estado de Eastern Equatorial, organizaram uma patrulha à cidade de Ikotos, próxima a Torit.

jonas1

“Após uma viagem de 9 horas para percorrer os 130km entre as duas cidades, através de estradas de terra em péssimas condições e cheias de buracos, a chegada na cidade foi marcada pela surpresa quanto a infra estrutura do local. Não havia água tratada nem eletricidade, sendo que o mercado local oferecia bem poucas opções, não indo além do feijão, arroz e macarrão. A pobreza das pessoas no local era ainda mais gritante do que em Torit.

jonas2

No primeiro dia de visita a cidade foi realizado contato com o chefe de policia local, o qual relatou ao pessoal da ONU os principais problemas que vem encontrando no tocante a segurança pública na área a cidade de Ikotos, destacando o grande numero de armas ilegais em poder da população civil, os roubos de gado (o último, ocorrido em 28 de dezembro de 2012, foi de 120 animais e resultou em três pessoas mortas), a falta de estrutura prisional, o conflito armado entre as tribos Dinka e Logir na área, pastores de gado armados e fardados como membros do exercito nacional, bandidos agindo na estrada entre Ikotos e o país vizinho, Uganda, bem como a situação precária das estradas, a falta de eletricidade e de água tratada que afeta os moradores e o desenvolvimento da cidade.

jonas3

Destacou ainda, quanto ao problema com as pessoas armadas, que, no caso de se implantar o desarmamento na região, os ladroes de gado do país vizinho se encorajariam a vir roubar o gado no local, já que os moradores estarão desarmados, e ocasionando um problema ainda maior para a cidade. No segundo dia de visita ao local, participamos de uma reunião com o prefeito, de onde saímos para uma reunião com as autoridades em uma vila na fronteira com Uganda, onde também havia sérios problemas. Um deles relacionado ao contrabando de uma bebida que provoca alucinações e comportamento agressivo em quem fazia uso da mesma. Foram debatidas alternativas de como melhorar a atuação dos guardas na fronteira, a fim de reduzir os problemas de contrabando. Porém, todas elas de difícil implementação, uma vez que a comunicação no local é um problema, haja visto a falta de rede de rádios e a péssima cobertura por parte do serviço de telefonia móvel celular, além de não haver estrutura para construção de um prédio publico para servir como alfandega.

jonas4

jonas5

Durante essa etapa da visita, ao passar pelo interior da vila, nos deparamos com um depósito de granadas, munições de fuzil e de artilharia e outros explosivos, tudo dentro de uma pequena casa de barro com telhado de palha que havia desmoronado já ha algum tempo e todo esse material estava exposto ao clima, tornando esses materiais explosivos bastante instáveis. O problema maior estava na proximidade com as outras residências e com as crianças brincando no local, completamente alheias ao perigo que aquela situação representa. Foram tomadas as providencias pela ONU junto ao governo do país para que providencie o recolhimento e adequado armazenamento dos materiais explosivos e seu posterior controle através do Exército Nacional do Sudão do Sul.

jonas6

jonas7

A patrulha foi concluída com o encaminhamento das propostas de solução ao governo nacional quanto aos problemas naquela região e reforçou a disposição da ONU para trabalhar em parceria com essa jovem nação.”

Anúncios
Published in: on março 6, 2013 at 2:22 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2013/03/06/capitao-pmsc-jonas-binder-participa-de-patrulha-conjunta-no-interior-do-sudao-do-sul/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: