Bachelet vê progressos mundiais para o fim da mutilação genital feminina

Mensagem da diretora-executiva da ONU Mulheres marca o Dia Internacional pela Tolerância Zero da prática; 140 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo já foram vítimas de mutilação sexual.

Michelle Bachelet
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Esta quarta-feira, 6 de fevereiro, é o Dia Internacional pela Tolerância Zero da Mutilação Genital Feminina. Em mensagem sobre a data, a diretora-executiva da ONU Mulheres destacou a adoção, em dezembro, de uma resolução da Assembleia Geral que bane a prática.
Segundo Michelle Bachelet, a decisão dos países-membros da ONU é um passo na direção certa. Para a ex-presidente chilena, estão sendo feitos progressos na área. Ela cita comunidades que abandonaram a “prática perigosa” e estão protegendo os direitos e a dignidade de meninas e mulheres.
Milhões em risco
Bachelet lembra que a mutilação genital feminina viola os direitos humanos, ameaça seriamente a saúde e pode ser fatal. No mundo, há cerca de 140 milhões de mulheres que foram submetidas à prática. E todos os anos, outras 3 milhões correm o risco de passar pelo procedimento.
Mas a chefe da ONU Mulheres diz que há boas notícias, citando progressos que vão do Benin à Burkina Fasso, da Etiópia ao Egito, da Gâmbia à Guiné e do Senegal à Somália. Em vários países e comunidades, a prática está sendo abandonada e ações sendo feitas para garantir uma vida saudável, livre de violência e discriminação.
Apoio
Michelle Bachelet destaca que a liderança em vários níveis, incluindo governos, líderes religiosos e comunitários, mídia e profissionais da saúde é essencial para acabar com a mutilação genital feminina.
A ONU Mulheres apoia governos e parceiros a erradicar a prática e progredir para garantir a autonomia feminina e a igualdade de gênero.

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2013/02/bachelet-ve-progressos-mundiais-para-o-fim-da-mutilacao-genital-feminina/

Anúncios
Published in: on fevereiro 9, 2013 at 7:40 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2013/02/09/radio-onu-africa-na-onu-entrevistas-e-clips-reportagens-e-especiais-multimidia-conta-06022013-bachelet-ve-progressos-mundiais-para-o-fim-da-mutilacao-genital-feminina/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: