Brasil aumenta efetivo policial no Haiti

O Governo brasileiro tem promovido ações no sentido de aumentar o efetivo de policiais militares a fim de integrar o Componente Policial (United Nations Police – UNPOL) na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

O efetivo brasileiro, desde 2004, contou com apenas 04 vagas, e tem hoje 02 oficiais in locu (01 Major da PMPE e 1 Tenente PMSE). Ocorre que outros 05 oficiais tiveram recentemente seus curriculum aprovados pelo Departamento de Operações de Manutenção da Paz (DPKO) da Organização das Nações Unidas (ONU) e também passaram na avaliação oral (por telefone) realizada pela Police Division do DPKO.

Os policiais militares aguardam apenas a chegada da Autorização de Viagem (Travel Authorization – TA) para marcarem seus voos, o que permitirá a maior presença PM no Haiti, 07 policiais militares.

É motivo de destaque a presença de 02 policiais militares femininas, sendo elas as primeiras mulheres policiais brasileiras a integrar a MINUSTAH até hoje.

A previsão de chegada na área da Missão é para o fim de outubro/novembro.

Importante destacar as articulações do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do país, que tem percebido a importância do aumento da presença do nosso efetivo policial nas Missões de Paz, que tão bem tem representado o Brasil a serviço da ONU.

Os governos estaduais e do Distrito Federal e os comandos-gerais das Corporações Policiais Militares tem se envolvido a cada dia mais na cessão de seus efetivos, contribuíndo para a imagem e objetivos externos do país, percebendo ainda o retorno que esses profissionais podem fornecer as instituições quando de seu regresso.

Trata-se não apenas de representar seus estados e Corporações, mas esses profissionais adicionam em seus uniformes a bandeira nacional brasileira como símbolo máximo da nossa representatividade policial em ações de paz e segurança no mundo.

Sérgio Carrera

Anúncios
Published in: on outubro 14, 2012 at 3:56 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2012/10/14/brasil-aumenta-efetivo-policial-no-haiti/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: