UNPOL: Dados atuais e algumas reflexões (out 12)

Dos atuais 13,493 policiais internacionais dos Estados-Membros que compoem as Missões de Paz da ONU, apenas 24 são brasileiros, em 4 países: Timor Leste (15), Haiti (02), Guiné-Bissau (01) e Sudão do Sul (06). Dos 24, 15 estão no Timor Leste, que terá todas as suas atividades encerradas por término completo de missão até dezembro do correne ano, permanecendo assim 09 policiais em atuação.

Em se confirmando a ida de 05 oficiais para o Haiti até o mês de novembro, conforme já autorizado e aprovado pelo DPKO, o Brasil terá um total de 14 oficiais.

Possibilidades de aumento? Sim, são inúmeras as possiblidades, as quais necessitam do comprometimento dos diversos atores envolvidos nesse processo para que se torne viável. Não se trata de falta de efetivo, mas de políticas de incentivo e acesso a informações e articulações políticas e diplomáticas.

As autoridades ligadas ao tema tem se empenhado, mesmo que de forma tímida, e que tem mostrado efeitos positivos, ao menos no plano político-diplomático (essencial para esse esperado avanço) – caso recente.

Existem atualmente 08 missões de paz com componente policial. Políticas públicas para aumento real de efetivo (desde a base até o deployment) é imprescindível para que o país se projete mundialmente na seara da segurança e policiamento internacional, como parte de sua política externa.

Vale ressaltar que o componente militar é apenas um dos componentes de uma Missão de Paz da ONU, sendo os outros o policial e o civil. O Brasil precisa repensar em como fortalecer sua representatividade policial nas Missões assim como instituir um sistema de captação de especialistas civis para trabalhar no sistema ONU.

Que os especialistas no assunto possam contribuir com as autoridades do MRE, MD, EB e experts civis juntos as instituições policiais militares e os governos da Federação, formando um “Grupo de Trabalho” para nortear uma participação mais efetiva e eficiente, almejando inclusive posições-chave na UNPOL, aos moldes do que ocorre com as Forças Armadas brasileiras nos casos mais conhecidos como no Haiti e Líbano.

Sérgio Carrera

Fonte: DPKO, Arquivo pessoal.

(dados mais recenes: agosto 2012)

Anúncios
Published in: on outubro 8, 2012 at 7:53 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2012/10/08/unpol-dados-atuais-e-algumas-reflexoes-out-12/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: