Ordem do Dia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz

Ao comemorarmos o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, prestamos uma homenagem aos bravos homens e mulheres que atuaram e seguem atuando pela manutenção da paz mundial.

A data evoca o dia 29 de maio de 1948, quando as Nações Unidas criaram a Operação para Supervisão do Cessar-Fogo na Guerra Árabe-Israelense.

Esta foi a primeira Missão de Manutenção da Paz da ONU, e tinha por objetivo auxiliar Israel e seus vizinhos árabes a criarem condições para a paz permanente e duradoura.

Com o passar dos anos, as Operações de Paz evoluíram. Os membros das Forças de Paz da ONU também assistem e monitoram processos políticos, ajudam em reformas de sistemas judiciais, treinam policiais, desarmam ex-combatentes, e apoiam o retorno de refugiados e populações deslocadas.

O Brasil tem uma longa história em Operações de Paz. Já nos anos 1950, militares de nossas Forças Armadas integraram o Batalhão de Suez, Unidade de Infantaria destinada a evitar confrontos entre forças egípcias e israelenses.

Desde então, estivemos presentes em diversas missões de paz, dentre as quais destaco a participação brasileira em Moçambique, Angola, Timor Leste, Haiti e Líbano.

A crescente e exitosa participação das tropas brasileiras nas diversas Missões de Paz demonstra o importante papel assumido pelo Brasil como ator global nos assuntos afetos à paz e segurança internacionais.

Desde 2004, o Brasil lidera o componente militar da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti, a MINUSTAH, desempenhando importante papel na reconstrução daquele país.

Não nos esquecemos dos que pereceram no terremoto que abalou o Haiti em 12 de janeiro de 2010, assim como recordamos aqueles compatriotas que tombaram a serviço da paz  em outras Missões das Nações Unidas.

Em 2011, assumimos o comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, a UNIFIL, contribuindo para a garantia da paz e da segurança na região. Com a chegada da Fragata União, agora substituída pela Fragata Liberal, o Brasil tem a Nau Capitânia da Operação. A Força-Tarefa Marítima é o primeiro componente naval de uma Operação de Paz da ONU, e o papel de destaque oferecido pelo Brasil demonstra confiança das Nações Unidas no trabalho desenvolvido por nossas tropas.

O Brasil enaltece também os militares e policiais militares (GRIFO PRÓPRIO) que integram missões na África, no Oriente Médio e na Ásia.

A significativa participação brasileira é fruto da seriedade, do espírito humanitário e da coragem dos homens e mulheres que abrem mão do seu convívio familiar em nome da paz e d solidariedade.

Os membros brasileiros de Operações de Manutenção de Paz da ONU são frequentemente referenciados de maneira respeitosa e elogiosa, o que comprova o seu elevado grau de profissionalismo e dedicação no cumprimento de suas missões.

Congratulo nossos capacetes azuis por desincumbirem-se com honra e com humanidade de seu elevado trabalho em prol da construção de um mundo mais seguro e pacífico.

Brasília, 29 de maio de 2012.

Celso Amorim

Ministro de Estado de Defesa

 __________________________________________________________

 NOTA1: PArabéns ao Ministro pela menção aos policiais militares brasileiros que desde 1991 participam de Missões de Paz da ONU.

NOTA2:  Ordem do Dia lida na solenidade de comemoração ao Dia do Peacekeepers em 29 de maio de 2012. Os policiais militares do Distrito Federal, veteranos de Missão, foram distintamente convidados pelo Exército Brasileiro para participar do evento celebrado no Batalhão de Polícia do Exército – PE, em Brasília, presidida pelo Exmo. Sr. Comandante-Geral do EB. Representaram os policiais militares de todo o país.

 

Anúncios
Published in: on maio 30, 2012 at 2:39 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2012/05/30/ordem-do-dia-alusiva-ao-dia-internacional-dos-mantenedores-da-paz/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: