Um pouco da rotina do Capitão BMRS Marco no Sudão do Sul

A rotina de um Policial da ONU (United Nations Police – UNPOL) varia muito de país para país, de Missão para Missão, de períodos distintos e também, mesmo dentro de um mesmo país, da função/cargo e região onde se está morando e trabalhando. O Capitão Marco, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, encontra-se, juntamente com o Capitão da PMSC Jonas Binder, na cidade de Akobo, na Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul (UNMISS), como Conselheiros Técnicos junto a Polícia local. Tentaremos abordar um pouco da sua rotina.

Abaixo, o Capitão Marco, conversa e orienta policiais e cidadãos na cidade de Akobo:

Peculiaridades da Missão:

A Missão é desarmada. Para um policial militar, trabalhar sem arma é algo estranho a sua natureza profissional no Brasil.

Difícil realidade das crianças locais em busca de ensino:

“A falta de salas de aula faz com que os professores tenham que improvisar ao ar livre. A escola local possui 1200 alunos entre a primeira a oitava séries do ensino fundamental.”

Abaixo, Marco registra intervalo na escola local. As crianças se alegram ao ver uma máquina fotográfica!

Acesso à água:

A água potável disponível é enviada duas vezes por semana (terça e sexta) em voos regulares dos helicópteros da ONU. Entretanto, a água utilizada para tomar banho, lavar roupas e louça é a mesma água utilizada pela população local. “Existem várias bicas espalhadas pela cidade, em algumas a população tem que pagar e em outras (poucas é verdade) a população tem água de graça. São nessas bicas que vamos duas vezes por dia, pela manhã e à tarde, abastecer as nossas 12 bombonas de água.” – afirma Marco.

Diferenças Estruturais:

“Prisão masculina localizada dentro da Police Station de AKobo. Detalhe: a cela localizada a minha esquerda é destinada aos policiais que tenham cometido algum tipo de desvio de conduta, como por exemplo, se apresentar embriagado para o serviço. faltas leves: 24 horas detido” – relata Marco.

Posto Policial no Centro de Akobo:

Abaixo, cela destinada a mulheres e crianças:

Capitão PMSC Jonas Binder, o Comissário de Akobo e Capitão BMRS Marco:

Diferenças Culturais:

Tipo de comida, costumes, tradições….

Abaixo: Gazelas fazem parte do churrasco da localidade:

Rio utilizado para tomar banho, cozinhar, beber água e dar água para os animais…

Uma tradição peculiar: dote x vacas!

“De acordo com tradição local, vaca significa poder e riqueza. Um homem aqui pode casar com quantas mulheres quiser, desde que pague ao pai da noiva um dote, o qual consiste em 20 a 30 vacas. E não adianta ter o dinheiro equivalente, tem que ser os animais. O roubo e furto de gado é um dos crimes mais comuns na região”

Vista aérea da cidade de Akobo (casas apenas construídas no máximo de barro):

Hobbies…

Quando a internet está um pouco disponível, falar com a família e amigos é vital!

Fora isso, manutenção da viatura às margens do rio local entra na agenda aos domingos, principalmente! Os 46 Graus C que costumam fazer na cidade não facilita muito…

Percebe-se o quão difícil uma Missão de Paz pode ser para um policial militar. A adaptação tem que ser rápida mas nem sempre é fácil e como se planeja, pois as diferenças e choques culturais, por vezes, são muito complexas. Entretanto, a experiência pessoal e profissional é única e esses profissionais, além de promoverem e sustentarem ações internacionais de promoção da paz e segurança em países frágeis, devem ser muito bem aproveitados quando do seu regresso pois terão muito conhecimento e ensinamento a transmitir, engrandecendo assim a instituição policial militar de origem.

Força e Honra!

Sérgio Carrera

Fonte: Arquivo Pessoal/FB-Cap. Marco Antonio.

Anúncios
Published in: on maio 5, 2012 at 7:03 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2012/05/05/um-pouco-da-rotina-do-capitao-bmrs-marco-no-sudao-do-sul/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: