1º Tenente PMESP Karin Lopes coordena Curso de Policiamento Comunitário no Sudão do Sul

No mês de abril de 2012, a 1º Tenente PMESP Karin, Conselheira Técnica da Polícia da ONU (United Nations Police – UNPOL) na Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) foi nomeada coordenadora de um curso de 5 dias de “Policia Comunitária” para líderes locais e comandantes de Postos Policiais na cidade de Malakal, norte do país, num projeto parceiro com o Conselho da Cidade do Upper Nile State.

(Foto: Tenente PM Karin Lopes no Posto Policial de Dengashuff, em Malakal. Fonte: Arquivo pessoal Karin Lopes/FB.)

O Curso faz parte dos esforços da ONU para controlar a criminalidade em áreas rurais e propor parceria entre o Conselho da Cidade, a UNPOL, e as diversas partes que compõem a comunidade, como policiais sudaneses, professoras, líderes e chefes religiosos, e organizações representativas da comunidade e lideranças de gêneros, em especial, a participação da mulher.

Um dos objetivos do Curso de Policiamento Comunitário é de aproximar e estabelecer parcerias entre a polícia e a comunidade.

“A polícia não pode atuar sem a comunidade e/nem a comunidade pode atuar sem a participação da polícia” – afirmou o Chefe da UNPOL County Support Base Team Jayanti Mandasari.

O grupo de 40 alunos era bastante heterogêneo, muitos deles não eram alfabetizados e apenas a metade falava inglês (os demais árabe), motivo pelo qual a Tenente Karin utilizou um Language Assistant. De acordo com a Oficial, ela montou suas aulas com “uma linguagem bastante simples”.

“Minha explanação transcorreu bem tranquila e o mais legal era sentir que minha audiência estava muito receptiva e interessada.” ­ – Afirmou Karin.

(Foto da sala de aula. Detalhe Tenente Karin em pé no corredor – perfil, com uniforme UNPOL Brasil – camisa polo preta, calça ‘camuflado urbano’ e cortuno preto). Fonte: Site UNMISS.

A Tenente PMESP Karin participou de um momento histórico naquela localidade, ao coordenar uma atividade de ensino que visa aproximar a instituição policial local e a comunidade, após anos de conflito no país.

Ao final do curso, todos os alunos fizeram questão de agradecer pessoalmente a Tenente Karin pelos conhecimentos transmitidos de forma clara e objetiva, onde puderam assimilar as mensagens importantes e tentarão por em prática a partir de então.

Sem dúvida, o Brasil mostra-se muito bem representado junto a ONU promovendo ações fundamentais na promoção da paz no Sudão do Sul. É a mulher policial militar brasileira mostrando toda a sua capacidade também no âmbito internacional.

A matéria foi divulgada também em nota no site oficial da UNMISS.

Parabéns a Tenente Karin!

Sérgio Carrera

Anúncios
Published in: on maio 5, 2012 at 5:16 pm  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2012/05/05/1o-tenente-pmesp-karin-lopes-coordena-curso-de-policiamento-comunitario-no-sudao-do-sul/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Que bacana essa experiência. Parabens à Karen e a todos os nossos representantes que estão engrandecendo o nome da nossa gloriosa PM pelo mundo!!!

  2. Karin parabéns vc esta representando muito bem nossa Instituição.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: