UNPOL Janeiro 2012: Alguns dados e considerações.

A Organização das Nações Unidas apresentou alguns dados interessantes no mês de janeiro sobre o seu componente policial (United Nations Police – UNPOL):

*Os 10 países que mais contribuem com policiais para Missões de Paz da ONU (ONU, janeiro 2012). United Nations Top 10 Contributors Countries (UN, January 2012)

  1. Bangladesh
  2. Jordânia
  3. Índia
  4. Paquistão
  5. Senegal
  6. Nepal
  7. Nigéria
  8. Egito
  9. Ruanda
  10. Gana

**Os países que mais contribuem com policiais femininas em Missões de Paz da ONU (ONU, janeiro 2012). United Nations Top 10 female police Contributors Countries (UN, January 2012)

  1. Bangladesh
  2. Nigéria
  3. Ruanda
  4. Índia
  5. Gana
  6. 6.       Sierra Leon
  7. Gâmbia
  8. Tanzânia
  9. Camarões
  10. Nepal

 

Dos cerca de 16,000 policiais da ONU em 12 missões de paz, o Brasil conta hoje com 20 policiais militares (18 homens e 2 mulheres) em apenas 4 missões. O Brasil precisa de uma política mais proativa e que coadune com as necessidades da comunidade internacional, em especial às Missões de Paz da ONU. Segurança e Desenvolvimento estão intrinsecamente ligados, e a consolidação da paz em vários países no mundo, necessariamente, recai no papel desempenhado pelo componente policial das Nações Unidas. O Brasil poderia ter voz mais ativa internacionalmente, ao dar mais atenção e reforçar esse setor fundamental nas Missões de Paz. Incentivos e estratégias para uma maior participação de policiais (especialmente, policiais femininos) e especialistas civis brasileiros junto a ONU devem entrar na agenda político-diplomática nacional. Juntamente com a ascensão mundial, fomentada pelo crescimento da economia, ao buscar maior espaço e credibilidade frente às demais potências existentes e as emergentes, o país deve considerar que “reponsabilidade internacional” vincula-se ao soft power que se busca promover, inclusive, ao se pleitear um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. A política nacional referente aos militares está bem definida e em amplo e atuante crescimento, carecendo as autoridades de voltar os olhos aos demais elementos que compõem uma Missão de Paz (Civil, Policial e Militar).

Sérgio Carrera

Anúncios
Published in: on fevereiro 18, 2012 at 11:07 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2012/02/18/unpol-janeiro-2012-alguns-dados-e-consideracoes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: