Tenente PMBA Leonardo Pujol relata suas missões na Missão de Paz da ONU no Haiti (MINUSTAH)

 

Mantendo a Tradição Brasileira: UNPOL Brasil – MINUSTAH

 

“Já completando 09 meses de missão, lotado na Seção Central de Operação – Unidade de Operações Conjuntas, considero muito difícil a tarefa de bem representar a legião de boinas azuis brasileiros que por aqui passaram… 

A Unidade de Operações Conjuntas (Joint Operations Unit) pertence ao Pilar Operativo da MINUSTAH (à antiga Diretoria de Operações – DIROPS, que hoje mudou seu status para Seção Central de Operações – Central Section Operations). É consirada o braço motor das Operações Policiais em todo Haiti, pois a unidade é responsável por planejar e coordenar todas as Operações Policiais que envolvam a Polícia Nacional do Haiti, a Polícia das Nações Unidas (UNPOL & FPU) e as Forças Militares da ONU. Possui grande flexibilidade, devido as suas missões não possuirem horário nem local determinado, além o alcance em todo território haitiano, com os mais diversos setores da MINUSTAH. Atualmente possui 08 membros de acordo com o a previsão do quadro de pessoal da Missão, das mais diversas nacionalidades: El Salvador, Colômbia, Jordânia, Canadá, Espanha, Costa do Marfim e Brasil. 

Uma unidade onde o mandato não-executivo, muitas vezes fica só no papel, pois o mentor & monitoring é feito em situações sob stress na linha de frente. 

Confesso que me sinto privilegiado em poder desfrutar de tal experiência profissional, e de ter o peso de representar os veteranos brasileiros que por aqui passaram (chegando o Brasil inclusive a ter obido a chefia da unidade).

Basicamente, a Joint Operations, realiza três tipos de Operações:

– Special: Operação realizada após um trabalho conjunto dos órgãos de inteligência, que se utiliza de unidades especializadas da Polícia Nacional do Haiti para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, de captura de fugitivos, de operações que envolvam retomada de réfens, de pessoas sequestradas e da prisão de criminosos de alto risco.

Fotos: Special Operation Angel – City of God – Port au Prince – April 2011

– Sweep: Operação característica do Policiamento Ostensivo, de presença, de patrulhamento propriamente dito em locais ou regiões onde os índices de criminalidade e violência se encontrem elevados, em apoio as demais unidades locais.

Fotos: Sweep Operation Mouse III – Dessalines –Artibonite – June 2011.

– Flash: Operação realizada a partir do princípio da oportunidade, advinda de alguma informação que necessite de uma resposta imediata do emprego policial.

1° Ten PMBA Leonardo Moreira Pujol

United Nations Stabilization Mission in Haiti

United Nations Police

Brasil”

 

 

Anúncios
Published in: on agosto 28, 2011 at 12:52 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2011/08/28/tenente-pmba-leonardo-pujol-relata-suas-missoes-na-missao-de-paz-da-onu-no-haiti-minustah/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: