Capitão PMPE Domingos em suas atividades diárias na Missão de Paz da ONU no Timor Leste (2010/2011)

O Capitão da Polícia Militar de Pernambuco, Domingos Lindoso da Silva Lorena, encontra-se integrando a Polícia da ONU (United Nations Police – UNPOL)  desde o segundo semestre de 2010.

O Capitão Domingos foi designado para servir no distrito de Covalima, fronteira com a Indonésia. Ele seguiu juntamente com o Tenente Nelson Vieira da PMESP. Em pouco tempo fomos colocados em funções interessantes no Distrito. O Tenente Nelson é o Mentoring Officer, responsável pelo planejamento de todo o treinamento da PNTL (Polícia Nacional do Timor Leste) e o Capitão Domingos foi substituir um colega de Portugal que estava de recesso (CTO).

Domingos ficou temporariamente como Oficial de Operações (Operations Officer). Com o tempo, participou de processo seletivo na ONU para a função de Subcomandante do Distrito e depois de uma entrevista com um painel composto por cinco outros UNPOLs foi designado pelo Comissário da Polícia da ONU (Police Commissioner) como Subcomandante do Distrito (Deputy District Commander). Isso se deu no final de julho de 2010. Desde então o Capitão Domingos estão desenvolvendo um trabalho muito importante e de destaque no Distrito.

Parabéns ao Capitão Domingos e a Polícia Militar de Pernambuco por permitir, ceder e investir em seus policiais militares para representar o Brasil em Operações de Paz da ONU em vários continentes.

Abaixo algumas fotos de suas atividades na promoção da paz no Timor Leste.

Sérgio Carrera

O Capitão Domingos em um briefing do planejamento operacional da Visita do Primeiro Ministro do Timor Leste em Suai, o Xanana Gusmão. Ele estava transmitindo as missões para os Policiais da ONU (United Nations Police – UNPOL). Nesse período, ele estava na função de Oficial de Operações (Operations Officer).

O Capitão Domingos em atividades de mentoring para os policiais timorenses.

“Fizemos uma campanha educativa de trânsito, cujo foco era segurança para os motociclistas. Estava repassando o planejado tanto para os UNPOL quanto para os PNTL (policiais nacionais do Timor Leste).”

Foto (acima) tirada durante a execução do plano de segurança para a visita do Xanana no Sub distrito de Zumalae. O grupo é de guerreiros mauberes, tradicionais no Timor Leste.

Na foto acima, o Capitão Domingos, da PM de Pernambuco, joga futebol com crianças de uma escola no sub distrito de Fohorem, região de montanhas da nossa AOR.

“As últimas duas fotos são do programa de policiamento comunitário em Suai, capital do distrito de Covalima, do qual sou deputy commander hoje. Estamos dando aulas de inglês para crianças de uma comunidade próxima à nossa base. Essa atividade foi muito importante, pois essa escola fica dentro de uma missão evengélica conduzida por brasileiros, que tem sido muito atacada em outros distritos por causa da intolerância religiosa de uma maioria violenta. Em quatro dos treze distritos do Timor Leste essa maioria apedrejou as igrejas evangélicas, incendiou suas instalações e espancou os missionários. Tal problema figura nos relatórios de Direitos Humanos daqui do Timor como uma das maiores violações à liberdade de culto religioso.” (Capitão Domingos, Polícia Militar de Pernambuco)

 “Em Suai, por causa da presença constante da UNPOL nessas aulas de inglês, os mais radicais se acalmaram e, pelo menos, não cometeram até agora, desde que chegamos aqui, os mesmos atos de violência contra essa minoria evengélica. A comundade está tendo a oportunidade de ver que esses religiosos não representam o perigo que dizem e, assim, as pessoas podem desfrutar de outros programas de capacitação para o trabalho que os missionários promovem. Independente da questão religiosa, eles ensinam ao povo coisas como corte e costura, culinária, português, etc. Capacitações que geram uma certa renda extra para as famílias. Até agora esse programa de policiamento está dando certo na medida em que os problemas de segurança envolvendo religião diminuíram em Suai, em relação há dois anos atrás.” (Capitão Domingos, Polícia Militar de Pernambuco)

Anúncios
Published in: on fevereiro 28, 2011 at 1:18 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2011/02/28/capitao-pmpe-domingos-em-suas-atividades-diarias-na-missao-de-paz-da-onu-no-timor-leste/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] Capitão PMPE Domingos em suas atividades diárias na Missão de Paz da ONU no Timor Leste (2010/201… fevereiro 27th, 2011 Tweet […]


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: