PMDF e Polícia Nacional da Suécia fecham parceria para Cursos de Policial da ONU (United Nations Police – UNPOL)

A Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Nacional da Suécia firmaram no ano de 2010 um Acordo de Cooperação Bilateral para o intercâmbio de policiais  (alunos e instrutores) e na promoção de Cursos de Policial da ONU (United Nations Police – UNPOL). A Polícia Sueca é uma das poucas instituições policiais credenciadoras da ONU e seus certificados são reconhecidos pela Organização. No ano de 2010, 03 oficiais da PMDF participaram de Cursos UNPOL na Suécia (um como Observador Internacional convidado e outros 2 como alunos) e no ano de 2011, 12 oficiais e praças poderão concorrer aos processos seletivos para os Cursos UNPOL na Suécia. A medida da PMDF em autorizar a participação de praças da Corporação visa incentivar que todo o seu efetivo tenha oportunidade iguais e que as autoridades federais passem a autorizar novamente a participação das praças para representar o país nas diversas Operações de Paz da ONU, visto não se tratar de um impedimento da ONU mas sim de órgãos federais brasileiros. Essa medida poderia aumentar significantemente a participação PM brasileira em Missões de Paz, hoje uma das menores do mundo.

A PMDF está fazendo a sua parte de maneira ímpar.

No ano de 2011, a PMDF e a Polícia da Suécia promoverão 02 cursos de Policial da ONU com formato definindo pela ONU (com duas semanas de duração) com o devido reconhecimento (para oficiais e praças). Pioneira no envio de policiais militares brasileiros em Missões de Paz da ONU (em Angola – 1991), a Corporação busca apoiar o Exército Brasileiro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil CCOPAB), Ministério da Defesa e das Relações Exteriores no treinamento, incentivo e formação de UNPOL brasileiros e estrangeiros. Em 2010, a PMDF e o Pearson Peacekeeping Centre do Canadá promoveram um curso UNPOL na Academia da PMDF que contou com a presença de policiais de 8 estados brasileiros e de 10 países da América Latina, além de instrutores do Canadá, Holanda e da PMDF.

Além desses cursos, as duas instituições promoverão em maio o curso Curso Train of Trainers – ToT que visa capacitar policiais veteranos a atuarem como multiplicadores em cursos UNPOL.

Vale mencionar que esses são os únicos cursos com formato definido pela ONU para treinamento e formação de UNPOL no Brasil e que a PMDF é a única instituição brasileira a promover esse tipo de curso.

Sérgio Carrera

 

Anúncios
Published in: on fevereiro 15, 2011 at 1:38 am  Comments (5)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2011/02/15/pmdf-e-policia-nacional-da-suecia-fecham-parceria-para-cursos-de-policial-da-onu-united-nations-police-unpol/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] PMDF e Polícia Nacional da Suécia fecham parceria para Cursos de Policial da ONU (United Nations P… fevereiro 14th, 2011 Tweet […]

  2. […] PMDF e Polícia Nacional da Suécia fecham parceria para Cursos de Policial da ONU (United Nations P… […]

  3. Parabéns Capitão,

    Sabemos o quão difícil pode ser a quebra de um paradigma e as barreiras encontradas na caminhada, contudo, o mundo é dos que ousam e buscam seu espaço.

    Fraternalmente.

    Anderson Nakamura

    • Vamos que vamos!
      Parabéns pela aprovação!
      SC

  4. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está especialmente posicionada (tem sua sede na capital do país) com relação aos órgãos federais nacionais e sedes de legações estrangeiras e Organizações Internacionais (OI) com articulação com a questão das Operações de Paz. Não foi por outra razão que a PMDF foi a primeira instituição nacional do gênero a representar o Brasil em Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). As iniciativas de cooperação internacional citadas neste blog do Capitão Carrera, portanto, são compatíveis com a história da PMDF e da participação de policiais brasileiros nas operações de paz da ONU. Em uma conjuntura política internacional como a atual, em que o Brasil busca ocupar uma posição de liderança coerente com a de “potências médias” com “responsabilidade internacional”, caso de países nórdicos como a Suécia, a cooperação Brasil/Suécia na Formação e Treinamento de “Policiais da ONU” parece algo bastante promissor para o Brasil e para sua projeção no cenário internacional. – A PMDF está de parabéns pela iniciativa citada e respectivas realizações!

    George Felipe de Lima Dantas


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: