Marinha suspende treinamento para Haiti e manda 500 fuzileiros para o Rio

Tropa de elite naval que participará da Minustah ficará de prontidão para possível emprego em ações contra ataques a criminosos

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro | 25/11/2010 12:57

Compartilhar:

A Marinha suspendeu o treinamento de 500 homens do Corpo de Fuzileiros Navais que se preparam para participar na Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), em Itaoca (ES), e determinou o retorno imediato do contingente para o Rio.

iG apurou que a ordem, da Divisão Anfíbia da Marinha, tem como objetivo deixar os militares de prontidão para auxiliar na ação de combate a traficantes no Rio. O grupo que chega ao Rio no início desta tarde é do 1º Batalhão de Fuzileiros Navais, localizado na Ilha do Governador, e irá ao Haiti em janeiro.

A informação inicial dos militares é de que a tropa será empregada em situação de combate real contra traficantes no Rio, mas a Marinha e a Secretaria de Segurança não confirmam isso. “O treinamento vai ser real”, disse ao iG um oficial da Marinha. O governo do Rio e a Marinha vêm afirmando que o apoio será apenas logístico e com material.

O treinamento dos fuzileiros navais só acabaria amanhã e foi suspenso. Os militares saíram de Itaoca (ES) no início da manhã desta quinta-feira.

A Marinha emprestou 14 veículos blindados – 6 Piranhas (sobre rodas), quatro M-113 e quatro Clanfs (Carro Lagarta Anfíbio) –, à Polícia Militar nesta manhã, a partir de pedido de auxílio do governador do Estado, Sérgio Cabral. Além dos blindados, conduzidos por militares da Marinha, o acordo prevê empréstimo de armas, munições e óculos de visão noturna para os policiais do Bope.

Neste momento, dois pelotões de fuzileiros navais, com 80 homens, apóiam policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) na operação na Vila Cruzeiro.

Fonte: Último Segundo.

Nota: Enviado pelo Cap. Fabrício Bassalo.

Anúncios
Published in: on novembro 25, 2010 at 4:52 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2010/11/25/marinha-suspende-treinamento-para-haiti-e-manda-500-fuzileiros-para-o-rio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. espero que esa operãção,naõ acabe do dia para a noite ,poi se corre o risco de os miliantes do rio de janeiro se crescer,mais .o governo esta de parabens .temos que resgatar o estado de direito ,no rio de janeiro..o bem vai vencer o mal .não de mole para esses vagabundos.todos que estão nessa operação está de parabens .mando minha homenagem a todos .um forte abraço


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: