Conselho de Segurança da ONU elege 5 novos membros temporários

Do G1, com agências internacionais

imprimir

A Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu na terça-feira (12) a Colômbia, a Alemanha, a Índia, a África do Sul e Portugal para ocupar as cadeiras rotativas por dois anos no Conselho de Segurança do organismo.

Portugal, que foi eleito nesta terça-feira para um mandato de dois anos sem direito a veto, vai trabalhar por uma reforma no órgão que dê ao Brasil um assento permanente, afirmou o primeiro-ministro português José Sócrates.

“Somos favoráveis a uma reforma do Conselho de Segurança que inclua o Brasil como membro permanente,” disse Sócrates  em Lisboa.

“Nossa posição é conhecida. Defendemos uma reforma que aumente a representatividade no Conselho de Segurança,” disse Sócrates depois da escolha de Portugal como membro não permanente para 2011 e 2012.

O Canadá, que também disputava, se retirou da corrida pelo quinto posto.

O Conselho de Segurança da ONU, com 15 integrantes, tem autoridade para impor sanções e enviar forças de pacificação a diversos pontos do planeta.

Existem cinco membros permanentes e com direito a veto no Conselho de Segurança, os ganhadores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, e 10 membros temporários sem direito a veto.

No ano passado, foram escolhidos membros provisórios Brasil, Nigéria, Bósnia, Líbano e Gabão.

Os membros selecionados terão algo de poder, entretanto, já que uma resolução do Conselho precisa de nove votos a favor e nenhum veto para ser aprovada.

Fonte: G1

Anúncios
Published in: on outubro 13, 2010 at 5:16 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2010/10/13/conselho-de-seguranca-da-onu-elege-5-novos-membros-temporarios/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: