Guiné Bissau: Primeiro-Ministro confirma solicitação de Força de Estabilização

O Primeiro-Ministro guineese, Carlos Gomes Junior, confirmou a jornalistas em Bruxelas que o Presidente da Guiné-Bissau já solicitou o envio de uma força de estabilização à comunidade internacional. As declarações foram feitas após o encontro que Carlos Gomes Junior teve com o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso.
O assunto sobre a presença de uma força internacional em solo guineense ainda causa certo desconforto ao comando das forças armadas do país, mesmo que não tenha sido dada nenhuma declaração oficial a esse respeito. No entanto, o aval somente será fornecido se a decisão for aprovada pelo parlamento e demais órgãos do Estado.
O Primeiro-Ministro enfatizou que a presença desta força internacional visa criar condições adequadas para a construção de forças republicanas na Guiné-Bissau.
Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu a presença de uma força de estabilização na Guiné-Bissau a fim de restabelecer a confiança internacional no país. Na verdade, esta é uma exigência dos parceiros internacionais para continuarem a dar apoio à Guiné-Bissau . Durão Barroso defendeu a idéia de que esta força deva ser formada por contingentes de países do continente africano. Moçambique já acenou com a possibilidade de integrar o esforço internacional em recente reunião em Nova York na sede das Nações Unidas.

Fonte: Site o País e Blog UNPOLICE.

Anúncios
Published in: on outubro 7, 2010 at 1:18 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2010/10/07/guine-bissau-primeiro-ministro-confirma-solicitacao-de-forca-de-estabilizacao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: