Bombeiros de MT integram Missão de Paz da Organização da Nações Unidas no Haiti

Fonte: Eneídes Martins\Bombeiros-MT
Data: 03/09/2010

 

Por: Assessoria
condução de viatura militar em terreno convencional

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso tem um oficial aprovado nos testes para integrar a Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). O militar vai compor a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). O exame de seleção foi o segundo realizado este ano pela Inspetoria Geral de Policias e Bombeiros Militares (IGPM), nas cidades de Manaus – AM e Recife – PE, entre os dias 31 e 2 de setembro. 

O Processo de avaliação consistiu na realização de provas para proficiência em idiomas inglês ou francês, dividida em três partes, escrita, auditiva e conversação.  Realização do teste de condução de viatura com habilidades na condução de viatura militar em terreno convencional e em terreno variado. A viatura utilizada é tipo Land Rover 4×4, comumente utilizada nas missões de paz pelo Exército Brasileiro. Realização do teste de tiro com habilidades no tiro a curta distância (posições 5 e a 7 metros), com o objetivo de avaliar a capacidade do militar no tiro de auto-defesa, com pistola ou revólver.

No total, sessenta e sete candidatos se apresentaram como voluntários nas duas cidades onde foram aplicados os testes. Vinte e seis foram aprovados, sendo seis bombeiros militares. Os selecionados frequentam ainda, um curso á distância promovido pela ONU e participam de um treinamento específico na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro país a receber ainda este ano os bombeiros brasileiros será o Haiti.

O objetivo geral da missão com bombeiros é de prepará-los para o planejamento e procedimentos em caso de emergências, como prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamento e socorros públicos, estruturar a defesa civil local, dentre outras missões de caráter social.  A Missão da ONU É oportuna e promissora, uma vez que visa salvar vidas e propiciar condições para a situação de sobrevivência humana.

De acordo com o tenente-coronel BM Paulo Barroso, oficial superior aprovado para integrar a Missão, no momento em que grandes tragédias estão acontecendo no mundo, como enchentes, terremotos, furações é importante unir forças e contribuições para a ajuda humanitária. “Acredito que temos experiências para auxiliar na reconstrução do Haiti, espero também que vamos aprender muito mais do que ensinar”, considera.

Bombeiros dos Estados do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal, também vão atuar na Missão.

Fonte: http://www.bombeiros.mt.gov.br/?f=noticia&id=118

Anúncios
Published in: on setembro 6, 2010 at 2:31 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2010/09/06/bombeiros-de-mt-integram-missao-de-paz-da-organizacao-da-nacoes-unidas-no-haiti/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: