Funcionários da ONU enfrentam dificuldades no Haiti após os terremotos

A situação em Porto Príncipe, capital do Haiti, continua trágica. As equipes envolvidas diretamente na assistência humanitária estão desenvolvendo um bom trabalho e provendo a população local o básico necessário, quer seja alimentação ou apoio médico.

A cidade está praticamente destruída e os funcionários da MINUSTAH encontram-se em condições difíceis, muitos deles vivendo nas próprias instalações de trabalho. Como as residências e hotéis da cidade não oferecem o mínimo de condições, a ONU viabilizará dois navios para que sirvam como alojamentos aos seus funcionários, que estão trabalhando exprimidos na LogBase (base de logísitica da MINUSTAH em Porto Príncipe, que não foi afetada pelos abalos), visto que a Sede da Missão desabou em 12 de janeiro de 2010, tendo os seus funcionários (e aqueles perencentes as Agências da ONU) sido transferidos as instalações da base logística. Além disso, precisam pernoitar na Base. Há relatos da existência de banheiros coletivos e o constante descoforto tem causado transtorno para o desenvoldimento das atividades diárias. Servir a população haitiana nessas circuntâncias torna o papel da ONU cada dia mais complexo.

A medida de transferir o staff para os navios é a única alternativa viável a fim de que os funcionários da ONU (civis) e os representantes dos Estados-membros cedidos a MINUSTAH (policiais e militares de Estado-Maior) possam retomar com plenitude (ou quase) os seus projetos básicos de estabilização do país haitiano.

Sérgio Carrera

Anúncios
Published in: on março 3, 2010 at 9:07 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2010/03/03/condicoes-de-dificuldade-dos-funcionarios-da-onu-no-haiti/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: