O que é uma FPU?

Foi com grande satisfação que li o texto sobre Formed Police Unit (FPU), postado por meu amigo e veterano da MINUSTAH, Capitão Marco Antonio, Oficial da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

“A Formed Police Unit – FPU é uma modalidade de emprego policial utilizado pelas Nações Unidas no desempenho de suas atividades em uma missão de paz. A FPU é uma unidade policial constituída, em regra, por 125 policiais e que atua de maneira semelhante aos batalhões de choque de nossas polícias militares estaduais. Sua organização estrutural é semelhante a dos contingentes militares.

É uma tropa aquartelada, ou seja, diferentemente do policial empregado como UNPOL, possui toda a infra-estrutura de um quartel com alojamentos, seções administrativas, serviço médico, refeitório e local para esportes.
O mandato para as FPU também é diferente da UNPOL, pois elas desempenham um papel fundamental na proteção do pessoal e das instalações das Nações Unidas e prestam apoio em força para as atividades de policiamento da polícia local ou da UNPOL. Suas prerrogativas são limitadas por não serem considerados agentes responsáveis pela aplicação da lei amparados na legislação do país anfitrião, no entanto os integrantes das FPU podem parar, deter e revistar pessoas, de acordo com o mandato específico da missão e diretrizes emitidas pelo DPKO.
Entre suas missões também encontramos as ações de controle de distúrbios civis, bem como, o emprego de equipe de operações especiais, as denominadas SWAT, em situações de alto risco, sempre em conjunto com as forças policiais locais e sob a coordenação da ONU.
Essas funções de segurança em apoio das agências nacionais responsáveis pela aplicação da lei são atualmente desempenhadas por membros das FPUs em missões das Nações Unidas no Haiti, na República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Libéria.

Outra característica que diferencia os policiais que integram uma FPU e os policiais que integram a UNPOL é que aos primeiros não são obrigados a ter fluência em Inglês ou francês, pois trabalham em missões de patrulhamento sempre acompanhados de intérpretes.

Apenas Oficiais em funções de Estado Maior devem ter fluência em um ou outro idioma de acordo com o idioma oficial da missão determinado pela ONU. Já para os policiais que integram a UN Police, os denominados UNPOLs, este é um pré-requisito obrigatório e faz parte do processo seletivo.”

Leia a matéria na íntegra no Blog UN Police Brasil.

Anúncios
Published in: on março 1, 2010 at 3:01 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2010/03/01/o-que-e-uma-fpu/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: