Manifestantes fazem ato de apoio ao golpe militar nas ruas do Níger

Presidente Mamadou Tandja foi derrubado na quinta (18).
Comunidade internacional pede volta à democracia.

Da AFP, em Niamey

 Cerca de 10 mil nigerinos se reuniram neste sábado (20) na capital, Niamey, em uma manifestação de apoio aos militares que derrubaram dois dias antes o presidente Mamadou Tandja.

“É uma manifestação de apoio ao golpe de Estado, o que celebramos é o fim da ditadura de Tandja”, declarou o ex-deputado Soumana Sanda. Os manifestantes, reunidos diante do Parlamento, no centro da cidade, atenderamà convocação da Coordenação de Forças Democráticas pela República (CFDR), uma coalizão de oposição a Mamadou Tandja.  

Manifestantes pró-golpe militar tomam as ruas de Niamey, capital do Níger, neste sábado (20).

Na quinta-feira, militares golpistas derrubaram o presidente Tandja, que está no poder há 10 anos, suspenderam a Constituição de agosto de 2009 e declararam a dissolução do governo. A comunidade internacional, com a União Africana e a União Europeia à frente, condenaram o golpe e pediram a volta da democracia ao país.

Os manifestantes exibiam cartazes com frases como “Viva o Exército nigerino” e “Sim à restauração da democracia”, além de expressar apoio ao Conselho Supremo para a Restauração da Democracia, o nome oficial da junta militar golpista.

O país africano atravessa uma grave crise política desde que Tandja, cujo último mandato de cinco anos deveria ter sido concluído em dezembro, decidiu permanecer no poder, aprovando em agosto do ano passado uma nova Constituição que prolongava seu tempo na presidência.

O CFDR, que convocou a manifestação deste sábado, é uma coalizão de partidos políticos, organizações de defesa dos direitos humanos e de sindicatos, que se opôs firmemente à continuidade de Tandja no poder.

Fonte: Site G1.

Anúncios
Published in: on fevereiro 20, 2010 at 5:11 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2010/02/20/manifestantes-fazem-ato-de-apoio-ao-golpe-militar-nas-ruas-do-niger/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: