Chega o Fim de Missão do 1 Tenente Bruno de Oliveira (ROTA – PMESP) no Sudão: Agradecimentos e EOM

Bom dia a todos, 

Li muitos post aqui sobre o fim da missão de vários colegas… achei que o meu nunca fosse chegar!

Fiquei muito tempo sem me manifestar, confesso que a rotina e a falta de novidades imperou nesse segundo semestre. Felizmente nada que fizesse com que a qualidade do serviço do Contingente Policial Brasileiro na UNMIS caísse.

Terminei ontem, 07 de dezembro, todo meu processo de check-out junto a ONU, estou apenas aguardando a liberação da passagem de retorno para o Brasil, retorno esse marcado para o dia 11 de dezembro.

Acho meio arriscado fazer avaliações muito profundas agora sobre a Missão, o que ela tem representado para o país, o que foi para mim… tem um misto de sentimentos muito forte sobre nós agora: a missão cumprida, a vontade de retornar ao Brasil, os planos futuros, profissionais e pessoais, o que ficou para trás de bom e ruim…muita coisa agora. Faço um balanço geral rápido e o mais importante, externo meus agradecimentos àqueles que me apoiaram neste período.

A UNMIS está em crescimento, a ONU é uma organização muito grande e complexa que de um modo geral auxilia muito o desenvolvimento do Sudão. A função do UNPOL aqui é muito difícil e complexa também, não é executiva e ficamos reféns da boa vontade e aceitação dos policiais locais, que de um modo geral é satisfatória. Como era de se esperar, mais ensinei do que aprendi profissionalmente, em relação aos policiais locais. Cresci muito no campo da comunicação, expressão, uso do inglês e gerenciamento do stress. Tive uma incrível experiência pessoal de relacionamento profissional com policiais de “n” países: India, Nepal, Ghana, Canadá, Alemanha, Turquia… caramba se fosse pra elencar todos vai tempo! Digo isso por que o que mais marcou pra mim foi esse aprendizado de aceitar outras culturas e opiniões, me relacionar com elas e o balanceamento que tem que ser feito para que você também imponha a sua (sim!!) idéia e cultura, que a respeitem e faça com que suas idéias e palavras sejam ouvidas, entendidas e seguidas, não sendo apenas mais um polo passivo.

Com isso estou bastante feliz pela conclusão desse um ano de serviço na ONU, na Missão do Sudão e tudo aquilo que representou pra mim pessoal e profisionalmente. Balanço muito positivo! 

Porém não seria assim se não fosse algumas pessoas que estiveram comigo de corpo, alma, coração, mente, oração, pensamento ou o que pudesse para me confortar e apoiar nesse momento pois tudo o que passei aqui, passei longe de família, namorada, amigos. Graças a estes que consegui superar e suportar esse ano.

Perigo a vista pois tem que indicar nomes… 

Não poderia ser diferente, agradeço primeiramente a Deus. Se tivemos, eu e todos os que me cercam, saúde e bem estar, foi graças a Ele.

Agradeço minha família pois sei que todo santo dia pensavam em mim, torciam e rezavam pelo meu bem… estavam sempre esperando uma notícia minha e não escondiam a felicidade em recebê-la. Agradeço em especial minha mãe, a qual foi tudo nesse ano: conselheira, ouvinte, administradora bancária e muito mais. Ela se superou para que eu pudesse me superar aqui e fazer tudo corretamente. Fica meu muito obrigado, o que é muito pouco pelo que ela fez. Agradeço também ao meus tios, Mariangela e Clóvis, minha irmã e minha vó  que estavam sempre de olho em tudo que ocorria aqui e rezando por mim. Agradeço meu pai que apesar dos poucos contatos pelas limitações de ambos os lados, tenho a certeza da constante preocupação dele comigo.

Agradeço muito à minha namorada, Eloiza (que não deixa de ser família viu!!). Esta sim, coitada, sofreu cada um dos dias que estive aqui e se colocou ao meu lado no momento mais difícil da Missão para mim e se superou, superou as minhas expectativas do que esperar de uma companheira… do que esperar de um ser humano. Nunca vou esquecer “daquela ligação”, a primeira (você sabe qual), de como você reagiu, sempre do meu lado, inacreditável. Da nossa viagem e dos corridos 15 ou 20 dias no Brasil durante cada uma das férias. O que ela fez por mim, só eu e ela sabemos, porém só eu sei o quanto foi importante para mim. Me ouviu todos os dias, sem excessão, as angústias, saudades, situações aqui vividas, planejou, passou tudo comigo e sei que sofreu também, pela minha escolha, pela minha falta e pelas minhas limitações, que não são poucas. Muito obrigado Coração por você ter sido essa pessoa maravilhosa que foi nesse um ano e é… espero poder ficar o resto da minha vida contigo, tentado fazer você tão feliz quanto você me faz.

Agradeço ao Major PMERJ André Silva de Mendonça, comandante, chefe, colega de quarto, ouvinte paciente (coitado, bota paciente nisso!) e por fim um amigo nesse um ano. Comandou um contingente pequeno como se grande fosse o contingente que ele o fez assim ser, reconhecido em toda a missão por nosso desempenho. Parabéns pelo trabalho que o senhor desempenhou aqui, pela sua superação e meu muito obrigado pelo comandamento e principalmente pelas conversas, conselhos de vida e profissionais, de um cara que muito fez, muito errou mas que percebi facilmente, acertou dez vezes mais do que tudo isso. Boa sorte no retorno onde quer que seja… sendo em Copacabana, sei que será “maneiro”.

Agradeço aos companheiros das Forças Armadas do Brasil. Poxa, foram muitos então um muito obrigado mesmo a todos de forma genérica mas deixar de citar alguns não dá: Maj Rocha (pela receptividade inicial), Cap Saito, Maj Castro Vianna, Cap Antoine, Cap Afonso (inesquecíveis dias em Juba), Cap Novaes, conterrâneos Cap Velasques, Cap Silveira e Maj Schiavon, TCel Warlei, Cel Feijó, TCel Sá Rocha, Cap Setta (desculpe mas tá tudo fora de ordem hierárquica, fui escrevendo só!) Espero mesmo não estar esquecendo de ninguém. Muito obrigado a todos, fico a disposição em São Paulo para qualquer eventualidade.

Agradeço aos meus comandantes na Rota, esses sim Comandantes com “C” maiúsculo, me orgulho de assim chamá-los e os chamo assim pois merecem por suas atitudes. Falhando novamente na hierarquia, agradeço muito ao Cap PMESP Walter Luiz Rodrigues, Comandante de Cia e Coordenador Operacional da Rota. Ouso dizer mais do que isso, um amigo. O que o senhor fez por mim em toda minha carreira, desde meu aspirantado… aguentando minhas “aspirantadas” mesmo como tenente já. Me deu segurança para minha permanência na Rota quando tudo parecia perdido, brigou por mim como sempre fez. Eu sou o de menos: apoiou minha família, contatou minha mãe, namorada e deu o suporte necessário. Se fui eloigiado e homenageado esse ano, na Rota e na Assembléia Legislativa de SP, o senhor tem grande responsabilidade nisso. Não menos importante foi o Comandante da Rota, Sr. Ten Cel PMESP Paulo Adriano Lopes Telhada, o qual sem me conhecer me manteve na Unidade, me apoio, deu uma atenção incrível para minha família e para mim e soube respeitar minha escolha, sabendo que eu não abri mão da Rota mas sim aproveitei uma oportunidade única na minha carreira, levando o nome da Rota todos os dias comigo. Garanto que honrei esse nome e aqueles que usam ou usaram um dia esse braçal pois só estes sabem o que esse Quartel representa. Espero com meu retorno, reverter em prol da Unidade, em treinamentos, experiência e naquilo que me couber esse um ano afastado.

Aos meus amigos, que por e-mails e telefonemas estavam sempre comigo e não me faziam esquecer que tinha toda minha vida no Brasil me aguardando, aguardando meu retorno.

A todos os Aspirantes 2004, sempre atualizando as informações e notícias, espero ter correspondido com a grandeza da Turma.

Agradeço e parabenizo o Ten PMDF Sérgio Carreira que com uma motivação incrível e um profissionalismo exemplar leva a bandeira do Policial Militar Brasileiro em Missão de Paz, seja em cursos, palestras, livros e na manutenção desse blog, uma válvula de escape para os afastados do Brasil. Parabéns e Obrigado Sérgio.

É isso, fico muito feliz de ter conseguido externar para todos um pouquinho do que se passou nesse 12 meses de UNMIS e deixar postado meus sinceros agradecimentos. Fiz de tudo para honrar o nome do Brasil, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Rota e da minha família e amigos.

Já que não dei nenhuma novidade acho que consegui – rsrsrs !!!!

Forte Abraço a todos, fiquem com Deus

1 Tenente PMESP Bruno de Oliveira

1o Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” – Rota

UNMIS – United Nations Mission in Sudan – Dez 08 / Dez 09

“02 Dias do fim…devolvam minha vida!!”

Anúncios
Published in: on dezembro 9, 2009 at 1:28 am  Comments (12)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/12/09/chega-o-fim-de-missao-do-1-tenente-bruno-de-oliveira-rota-pmesp-no-sudao-agradecimentos-e-eom/trackback/

RSS feed for comments on this post.

12 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Parabéns! Volte para casa com a certeza do dever cumprido. Espero que tenha se engrandecido como profissional e como pessoa, pois sempre temos que fazer o sacrifício valer a pena.

    Que Deus te abençoe e proteja na volta para casa.

    Grande abraço do Timor Leste.

    CAVEIRA!

    Augusto Vilaça – Cap PMPE

  2. BO, estamos feliz por esta sua conquista, certamente vai agregar muito, mais muito valor em sua vida pessoal, mas com certeza muito em sua vida pessoal.
    Continue sempre essa pessao humilde, que transmite em suas palavras confiança, amizade e sinceridade.
    Tenha um bom retorno amigo.
    Parabéns por ter representando de maneira brilhante nosso país, estado, PMESP e turma ASP 2004.
    Forte abraço

    Ten Valdomiro

  3. Aeee Brunão!!!

    Representou!!!!

    Missão cumprida e parabéns!!!!!

    Do seu brother!!!

    ABço

    KAtinho

  4. Ah,

    E parabéns também pela apresentação do uso da boina…

    MANEIRO!!!

    Abço muleke

    Katinho

  5. Brunão, parabéns pela coragem, iniciativa, aprendizado e, principalmente, pela sua gratidão a todos aqueles que deram o suporte necessário para que a missão transcorresse da melhor forma possível. Grande despedida. Parabéns!!! André.

  6. Coração!!! Acabooooou ufa…
    Amor essa sua missão serviu como lição de vida para nós dois e nos mostrou como é bom estarmos juntos e ter a certeza que encontrei o amor da minha vida…
    Parabéns pela missão cumprida…voce merece todo reconhecimento pelo profissional maravilhoso que voce é.
    Vamos estar cada vez mais juntos…meu amor meu companheiro.
    Te Amo muito!!!

    Bjs
    Dois dias pra vc voltar pra mim…rs

  7. Fala Brunão!
    Pelo que li, você deve estar voltando hoje, quem sabe agora???
    Parabéns!!! Pelas conquistas, pelo aprendizado, pela experiência, pelas belas palavras de agradecimentos e por enaltecer o nome da PMESP, ROTA e da “ESBBORNIA” internacionalmente!
    Você é merecedor, meu velho!
    Espero em breve poder sentarmos em algum lugar para ouvir suas histórias… que não devem ser poucas!
    Um grande abraço e abençoado retorno!

    RUIZ.

  8. Caro Guerreiro,

    Sempre te falei e irei repetir, o mérito é todo seu, se vc chegou até aí foi por dedicação, sabedoria, humildade e muita coragem, porque não é qualquer um que tem essa valentia que vc teve.
    Agradeça a Deus e seus pais por terem feito de vc um verdadeiro homem…..jamais desanime e desista de seus ideais, agarre-os com toda a força e amor e com certeza sempre terá sucesso!
    Quanto a nós, temos a obrigação moral de apoiar nossos subordinados, forjá-los da melhor forma para que sejam verdadeiros COMANDANTES !!!

    Sou orgulhoso por ter a aportunidade de te Comandar!

    Parabéns pelo término de uma, entre várias missões que a vida irá te proporcionar.

    Cap PM RODRIGUES de ROTA

  9. Valeu Bruninho.
    Dificuldades são incentivos para aqueles que sabem lutar e com certeza você sabe.
    Bom regresso e a gente se vê no churrasco.

  10. é isso aí!!!
    essa euforia da saída, uma incontrolável vontade de reencontrar os seres queridos e uma boa feijoada com guaraná bem gelado!!!
    Bem vindo ao Brasil!!!
    Felicidades!!!

  11. Parabens chefe,rota e um estado de espirito,va
    Leu

  12. o brunao jente boa demais..uma crianca que virou homem com H maiousculo saudade de vc orgulho do seus paiz e familhares e me sinto orgulhoso de ser um amigo que acompanhou toda ou parte de tua historia que e maravilhosa um filho que eu teria o maior orgulho te Ter,parabens que Deus te proteja sempre vc e toda tua familia um beijo no teu coração….


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: