Mais um policial militar integrará a Polícia da ONU (UNPOL) na MINUSTAH – Haiti

Enfim, após os longos meses de espera e a sempre péssima rotação feita pelos efetivos policiais brasileiros em Missões de Paz, o Tenente  Ricardo Phillipe Couto de Araújo, da Polícia Militar o Estado de Pernambuco (PMPE), irá integrar o efetivo da Polícia da ONU (UNPOL) na MINUTAH.

Seu Tour of Duty (TOD) está com chegada prevista em Porto Príncipe para o dia 30 de novembro (mas deverá chegar já na segunda quinzena de dezembro). A cada ano me parece ficar mais e mais complicada as rotações entre os policiais militares brasileiros em Operações de Paz.

No caso específico da MINUSTAH, com previsão de 04 brasileiros, as rotações nunca tem sido feitas in locu, algo que diversos países, bem organizados, conseguem fazer, onde os policiais chegam e durante alguns poucos dias conseguem “passar o serviço” aos recém-chegados. 

Em dezembro de 2006, quando 3 oficiais UNPOL chegaram a Porto Príncipe, não havia sequer um policial brasileiro na área da Missão. Resultado: Não havia ninguém no Aeroporto, tiveram que sair perambulando pelas ruas até encontrar alguém que os pudessem socorrer; Ficaram largados e foram colocados num hotel de péssima categoria, levando alguns bons dias até policiais UNPOL de outros países os orientassem aos poucos. Demorou seis meses para que o Brasil conseguisse completar a quarta vaga.

Agora, além de desejar toda a sorte, paz, saúde e espírito de vitória e honra ao amigo Couto, espero que faça o lobby necessário para que as rotações previstas para janeiro 2010, quando os outros 3 brasileiros retornam por End of Mission (EOM), não o façam ficar sozinho (único brasileiro) por muito tempo.

Somente quem já esteve em Missão sabe a importância de ter algum compatriota, em especial no Haiti, onde desde 2006, existe a Casa dos Brasileiros.

Caro Couto: Vá, vença e volte! E não esqueça de nos mandar artigos, fotos e experiências vividas durante esse ano!

Parabéns, conterrâneo!

Anúncios
Published in: on novembro 28, 2009 at 8:21 pm  Comments (4)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/11/28/mais-um-policial-militar-integrara-a-minustah/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Informo que estarei no Haiti do dia 30 de nov a 20 fevereir0 2010 .estarei a disposicao do novo UNPOL…conte comigo . 50937026685

  2. Prezado Ten Couto,
    Concordo com o Carrera quanto aos acidos processos de rotacao. Nao se ve de fato nenhuma estrategia em enviar policiais com datas de inicio na missao tao diferentes, entretanto, algo que creio ajudara a minimizar esse impacto e o fato de que o atual Chefe do Contingente Policial Brasileiro, Cap Algenor, dara o apoio necessario durante essa transicao podendo inclusive intervir em relecao a suas futuras funcoes. Sugiro mante-lo informado acerca de suas experiencias profissionais(algenorfilho@yahoo.com.br). No mais estarei retornando de “leave” no dia 28 de Dezembro 09, mas me coloco desde ja a disposicao no que for necessario. Forte abraco Couto e bem vindo ao territorio Haitiano. Obrigado Carrera por fazer desse espaco “ferramenta” de discussao e apoio, inclusive.

    Cleiton Neiva
    Security Operation Center Supervisor
    MINUSTAH-Haiti
    Land line: +509 – 2244-2050 ext:6048
    Duty phone: +509 – 3702-6731
    Private phone: +509 – 3813-0438
    Email:neiva@un.org, cleitonbneiva@hotmail.com
    Policia Militar do Distrito Federal

    • Caro amigo, a idéia é não apenas divulgar o trabalho dos policiais militares brasileiros, mas promover esse tipo de articulação.
      Grande abraço,
      Sérgio Carrera

  3. Olá caros amigos,

    É com grande satisfação que recebo tais informações e com maior alegria ainda eu sinto pelo apoio dado pela nossa “fraternidade” Oficial Militar do Brasil, me sinto honrado com certeza em fazer parte de tão nobre ciclo…

    De antemão, já agradeço todas as informações prestadas pelo Ten PMDF Sérgio Carrera e aproveito o ensejo para informar que nessa primeira quinzena de dezembro esta sendo uma guerra pra mim tentar marcar minha passagem, pois pasmem senhores, todos os telefones de contatos que me foram repassados ou não funcionam ou acabam caindo em mensagem eletrônica, inclusive dos emails que mandei ainda não obtive resposta.. O que me faz ficar ainda mais preocupado com a situação é que o Sérgio Carrera tem toda razão com relação a rotação de nós Policiais Brasileiros a ponto de Eu ter que, fatalmente, passar um período sozinho por lá, no começo do ano que vem, pois os 3 Brasileiros estão saindo de lá e os Replaces, com toda certeza não vão chegar no mesmo tempo, ficando assim a casa dos brasileiros no Haiti totalmente prejudicada…Gostaria de programar minha passagem para o dia 13 de dezembro desse ano, mas estou vendo que terei dificuldades para isso, portanto caros amigos se souberem de outro contato além desses: Giovana, Celiane, Andreia e do email travel@undp.org.br e puderem me enviar agradeceria imensamente..
    Nessas horas é que notamos o quão falho é o nosso sistema e só podemos, literalmente, com o apoio dos amigos de farda.
    Abraço amigos e estarei chegando, se deixarem
    Ricardo Couto – PMPE


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: