Dia histórico para a PMDF e CBMDF (off the topic)

Caros leitores,

Me permitam sair um pouco do foco do Blog, mas não poderia deixar de fazer alguns comentários sobre momento tão importante para a minha Instituição, a Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, seus policiais e familiares, para a sociedade brasiliense e por que não para a brasileira. Após 32 anos sem reestruturação a PMDF entrará numa nova era, onde vários fatores passarão a fazer parte dessa nova fase. Assim desejamos e trabalharemos para que seja.

Hoje, dia 06 de novembro de 2009.

Princípais pontos da Lei que cria o novo Plano de Cargos e Salários da PMDF e CBMDF:

As promoções: Os anos e anos de espera pelas promoções tendem a acabar. Não são poucas as vezes que policiais militares do DF passam para a reserva sem promoção; ou quando um Aspirante passa 5 anos aguardando vaga para sair 2 Tenente; ou 10/11 anos para sair capitão; 12 anos como TC; ou soldados com mais de 20 anos de serviço sem perspectivas de promoção. Muitas promoções ocorrerão entre dezembro deste ano (a primeira) e dezembro de 2010. Estima-se que 12 mil em um ano.

Exigência do nível superior: Esta é uma vitória de suma importância. A elevação do nível de ensino implica em muitas conquistas e fortalece a Instituição. A PMDF já desenvolve uma política que dá acesso aos PMs em atender a um curso superior, com o projeto Policial do Futuro, curso de tecnólogo em segurança pública, em parceria com a Universidade Católica de Brasília. Estima-se (não tenho dados oficiais) que a grande parte do efetivo da PMDF já possua diploma de nível superior ou está cursando algum curso desse nível.

Capacidade de mobilização e articulação política: Os contínuos movimentos dos policiais e bombeiros militares do DF, fazendo pressões política, legítimas, cidadãs e democráticas, junto a seus representantes no parlamento, Câmara e Senado, demonstraram o poder que a categoria tem em buscar seus interesses, como Corporação e profissionais da área da segurança pública. Os contínuos atos de discussão no Congresso Nacional durante todos os meses, no Senado, as reuniões promovidas pelo GDF, Casa Militar, Associações de oficiais e Praças contribuíram para ações antes nunca vistas. Oficiais e Praças deixaram as “diferenças internas” de lado e se tornaram apenas policiais militares.  Mesmo com as divergências dos interesses, o bem comum maior chegou a um documento que, mesmo não ideal, atendia a maior parcela dos policiais militares e a PM como um todo. Não se pode negar o importante papel das Representações de Classe e dos órgães do Governo (PMDF, CBMDF, Casa Militar do DF, GDF, SSP, etc.). Destaco em particular o papel desenvolvido pelo Sr. Coronel da PMDF Ricardo Martins que não apenas esteve a frente de muitas das discussões mas nos deixou a todos sempre conhecedores dos bastidores do cenário político que se desenvolvia durante a tramitação do PCS. Destaque para os aprovados nos últimos concursos para soldado e oficial que estiveram sempre ativos. Acredito que agora vai!!!

Gratificação de Risco de Vida: Somente a PMDF e o CBMDF não recebiam esse tipo de gratificação na área da Segurança Pública no DF. mesmo longe de alcançar o valor das demais Instituições este é um começo importante para futuras aspirações nessas áreas. Justo e merecido.

Apoio dos parlamentares: Parabéns aos parlamentares que estiveram sempre a frente empenhados na aprovação do PCS. Não há como citar todos, mas dos que me são de conhecimento, os Deputados Federais Rollembergue, Bessa, Magela e Fraga, e o Distrital Patrício, além dos senadores Cristovam Buarque, Gim Argelo e  Ademir Santana. Os presidentes das Casas, Michel Temer e José Sarney também tiveram papéis decisivos no encaminhamento do PCS. E tem ainda aqueles que trabalham nos bastidores, os quais não sabemos os nomes, mas que foram vítais para o sucesso do Projeto. A vocês, o reconhecimento. Sem o empenho dos parlamentares não há como se conseguir nada. Precisamos, e isto está a cada dia mais claro para a classe PM e BM, que temos que ser mais bem organizados nas disputas eleitorais futuras. Termos representantes no legislativo é fundamental para novas conquistas.

Iniciativas: Governador do DF, vice-Governador do DF, Comando-Geral das Corporações. Aceitação a nível preseidencial, Casa Civil da Presidência da República.

Exmo. Sr. Presidente da República sanciona Lei de Cargos e Salários da PMDF e CBMDF em 06 de novembro de 2009, no Ginásio Nilson Nelson, que estava lotado de policiais e bombeiros militares:

PCS - Assinatura Lula

Exmo. Sr. José Roberto Arruda, Governador do DF, assina Decreto que autoriza início das primeiras promoções para o mês de dezembro de 2009:

PCS - Assinatura Arruda

O Exmo. Sr. Comandante-Geral da PMDF, Coronel Luiz Sérgio Lacerda Gonçalves, agradece o empenho das autoridades e elenca principais vitórias com plano esperado há mais de 30 anos pela Corporação:

PCS - CMT GEr

Exemplo de demonstração de união e força dos policiais e bombeiros militares do DF que lotaram o Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Não menos que 13 mil estiveram presentes. “Juntos somos mais fortes” – ASOF.

PCS - ginásio

Já há alguns meses, a PMDF vem trabalhando na nova estrutura da Corporação, com nova gestão de pessoal, criação de novas Unidades, como o do Departamento Geral de Ensino e Pesquisa, do Instituto da Segurança Pública, dentre outras medidas.

Responsável pelo policiamento ostensivo e manutenção da ordem não apenas voltado para a os cidadãos da Capital Federal, mas das mais de 200 representações diplomáticas e organismos internacionais acreditados no DF além de todos os poderes distritais e federais sediados em Brasília.

A implantação da filosofia de policiamento comunitário e a estruturação para os eventos globais relativos ao Aniversário de 50 anos de Brasília, Eleições 2010, Copa das confederações (2013) e Copa do Mundo (2014) são apenas alguns dos pontos do planejamento estratégico da PMDF, sem contar com a luta diária pela redução da criminalidade, inerente ao serviço PM.

Como muitos dizem, trata-se de um novo começo. É necessário organização e boa gestão para conduzir boas ações junto a Comunidade e na valorização do nosso bem maior, o policial militar. Mas sem dúvida, as represenações já iniciam ações futuras para aquisição de novas melhorias de condição de trabalho, salariais (veja que neste Plano não houve aumento salarial), etc.

Sinto pela simplicidade, mas era apenas para não deixar passar em branco esta data.

Parabéns a todos!

E quanto aos veteranos de Missão de Paz, brevemente já teremos os primeiros promovidos. Farei questão de postar todos!

Abraço.

Sérgio Carrera

Anúncios
Published in: on novembro 7, 2009 at 2:00 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/11/07/dia-historico-para-a-pmdf-e-cbmdf-off-the-topic/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: