Major PMERJ André Silva, chefe do contingente policial brasileiro no Sudão, conta um pouco sobre seus CTO

CIMG0022[1]CTO. Tempo de recuperar energias e aumentar o lastro de conhecimento geral.

 

Com o final da minha missão se aproximando, gostaria de escrever sobre um assunto a parte da missão, mas que julgo de grande importância, o descanso. Esta missão – UNMIS – nos leva a um mundo completamente fora de nossos itinerários habituais como policial brasileiro, que penso ser Estados Unidos e Europa.

 Jamais pensei em minha vida particular, ir ao continente africano, tampouco a Ásia. Minhas incursoes como oficial de polícia em viagem oficial se limitaram aos EUA. Provavelmente, na viagem do CSP, atingiria a Europa. Porém, nesta missão, devido a 2 principais fatores, o primeiro estar recebendo em USD e o segundo estar exatamente no meio do mundo, além da oportunidade de folga (80 dias em 1 ano ) busquei conhecer destinos jamais imaginados. Como dica aos futuros participantes da UNMIS, revelo minha epopéia:

 Primeiro CTO: Zanzibar – Tanzânia.

Na ilha de Zanzibar, pude mergulhar no Oceano Índico e desfrutar de lindas praias. A história da ilha também me atraiu, sendo no passado um importante entreposto comercial entre o ocidente e o oriente. No continente, na Tanzânia, estive num safari no Mikumi National Park, onde pude ver de perto girafas, elefantes, zebras, búfalos, hipopótamos…

 Segundo CTO: Egito, Jordânia e Israel.

Fui  na qualidade de mochileiro. Obviamente, conheci as pirâmides, andei de camelo e fui num cruzeiro no Nilo. Depois parti pra Sharm el Shiekh, de avião, na esperança de mergulhar no Red Sea. Infelizmente estava sem minha licença de mergulhador o que deixou meus planos para uma próxima oportunidade. Rumei então de ônibus para Taba, atravessei a fronteira com Israel, peguei um táxi até a fronteira com a Jordânia onde peguei outro táxi e fui para o meu destino final: Petra. Sensacional vista deste “spot” que é uma das maravilhas do mundo. Voltei pra Eilat e de ônibus parti pra Tel Aviv de onde fiz uma base para alcançar Jerusalém e Belém.

 Terceiro CTO: Brasil

Porque ninguém e de ferro…casa familia…Rio de Janeiro ! Sem comentarios.

 Quarto CTO: Dubai e China.

Estive em Dubai por 4 dias onde fiz o passeio de Big Bus (igual ao de Londres) e fui a um “safari árabe”, com passeio de veículo 4X4 nas dunas, show de danca do ventre, churrasco, narguile (shisha). Shoppings, modernidade, metrô recém inaugurado e o maior edifício do mundo também me encantaram. Daí, parti para Hong Kong, e de trem para Shaghai e finalmente de trem para Beijing. Macau, Cidade Perdida, Praça Celestial da Paz, Ninho do Pássaro, Cubo d’água, Muralha da China, o povo chinês..foram os pontos altos.

Quinto CTO: provavelmente será por aqui mesmo em Khartoum pois há somente um resto de dias a gozar.

Fora a minha aventura particular, gostaria de passar para os leitores deste texto a importância do descanso na Missão e para aproveitarem as oportunidades oferecidas por cada lugar onde existe uma missao da UN. Na minha concepção, às vezes uma viagem tem mais valor do que um curso, pois podemos ver “on the ground” como é a geografia, a organização, cultura, educação, costumes, polícia, povo, enfim…uma super experiência.

 

Cartum – Sudão, em  04 de novembro de 2009.

Maj PMERJ André Silva.

35 dias pro final!

 

Anúncios
Published in: on novembro 4, 2009 at 11:19 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/11/04/major-pmerj-andre-silva-chefe-do-contingente-policial-brasileiro-no-sudao-conta-um-pouco-sobre-seus-cto/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Parabéns major pela excelente missão.Concordo plenamente e quando da oportunidade de minha missão em Angola,nos idos de 92 a 94 tbm aproveitei bastante meus CTO, indo para Africa do Sul,Namíbia, Bothsuana Zimbábue e posteriormente Austrália e Nova Zelândia, já fora da missão.É como eu costumo dizer aos mais novos.O mundo é um livro e quem não viaja não sai da 1ª página.
    Grande abraço


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: