1° Tenente Bruno (PMESP) em novo depoimento sobre sua vida e as dificuldades no Sudão

Yei Town, 24 de maio de 2009 

Bom dia a todos!

Aproximando-me de completar seis meses de missão, acho que é um bom momento para voltar a escrever e relatar as novas experiências que tivemos e alguns pontos de vista que acabaram, quase que obrigatoriamente, mudando.

 Lembro-me que da última vez que escrevi estávamos assumindo as funções de comando em nosso Team Site (Base da ONU localizada fora das capitais). Passados quase quatro meses posso dizer que estamos bastante à vontade em nossas funções e mais, conseguimos quebrar alguns paradigmas que existiam como a falta de pontualidade e a inexistência (sequer da possibilidade!!) de uma pronta resposta por parte do nosso staff. Melhoramos muito.

 Além disso, mais coisas mudaram. Uma delas, a principal, entristece um pouco: a total ineficiência e sim, inexistencia, de uma real Polícia Sudanesa. Conforme os contatos foram aumentando, pude verificar como qualquer conceito básico que temos do que é polícia, ou como costumamos dizer “fazer polícia” não existe. Os que aqui são classificados como policiais nao tiveram um prévio treinamento para desempenhar suas funções, assim não sabem o que fazer e fazem de qualquer jeito.

 Nao há relacionamento entre Polícia e comunidade, não há patrulhamento, não há atendimento de ocorrências (ninguém chama e ninguém vai!!) e muitas vezes o serviço de polícia se confunde com o do Exército. Ponha nessa conta a falta de interesse de muitos deles em aprenderem algo conosco que cá estamos para isso!

 Remeto a uma conversa que tive com um amigo de uma ONG, relatando essa situação a ele, surgiu a pergunta: “ Qual o maior problema que você vê hoje na Polícia Sudanesa, Bruno?” Não hesitei em responder: “A inexistência dela”. Triste mas verdade.

 Apesar disso ainda vemos pessoas interessadas em aprender aquilo que estamos passando nos treinamentos, em se aperfeiçoar e sempre buscando o profissionalismo. Dos cursos que provemos aqui, muitos são bons e úteis como investigação criminal, procedimentos operacionais e direitos humanos. Mas treiná-los em computação e SWAT (como a ONU planeja) é brincadeira!

 Vejo que a UNMIS, no tocante a Polícia, começou de forma errada: deveríamos ter vindo como missão executiva, armados e patrulhando, já que o desempenho da policia local é pífio, para depois sim, deixá-los sozinhos e apenas supervisionar.

 Chega de reclamar!! Estamos no meio da batalha e continuamos a buscar a vitória mesmo que por meios não muito eficientes e com adversários difíceis.

 A experiência pessoal, essa sim, cresce a cada dia. O relacionamento com pessoas dos mais diferentes países é excepcional! Mais ainda trabalhar e comandá-los (nas ausências do Major Silva). Grande parte dos que trabalham comigo estão entre os postos de Capitão ou Tenente-coronel em seus países. Sou o mais novo e um dos mais recrutas aqui, mas como posto aqui não existe, vale a capacidade. Felizmente nosso conhecimento em relacionamento interpessoal e profissional nos facilita o trabalho. Incrível como policial é igual em todo lugar, as mesmas perguntas, a mesma choradeira…

 Do resto tudo vai bem, sempre com saúde, a gente vai vivendo. Retornei há dez dias das minha férias, no Brasil. É como se te dessem um doce e na melhor parte tirassem! Vintes dias no Brasil foi bom, mas foi tambem sofrido retornar.

 Ontem fui promovido a 1º Tenente, mais uma noticia boa para fazer o tempo passar mais rápido.

 Estamos chegando ao cume da montanha: depois de seis meses e só descer rolando que do chão não passa!!

 Forte abraço a todos

 1º Tenente PMESP Bruno de Oliveira

1º Batalhão de Choque “Tobias de Aguiar” – ROTA

Police Advisor – UNMIS – United Nations Mission in Sudan”

 

 Crime%20Scene%2001[1]

Lainya%20Children[1]

Lainya%20County%20Detention%20Cell[1]

 Search%2001[1]

Team%20Site%2001[1]

Anúncios
Published in: on junho 4, 2009 at 8:40 pm  Comments (30)  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/06/04/1o-tenente-bruno-pmesp-em-novo-depoimento-sobre-sua-vida-e-as-dificuldades-no-sudao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

30 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Verdade!
    Aprendi muito com os que chegaram antes do nosso contingente, dentre eles coroneis ,sargentos,tinha ate um General!Realmente, o que vale e a competencia individual aplicada a doutrina. Temos sempre muito a aprender!

  2. Prezado Bruno, tambem enfrentamos problemas aqui no Timor. Em especial nos que somos rookies, sem nenhuma missao ou previa experiencia na ONU como base.
    Tudo e novo, e muito do que imaginamos nao e, nem de longe, a realidade que vivenciamos. Isso nao e um castelo e a missao nao e um conto de fadas, em especial para os que vem aqui (ou ai ou acola) com a ideia de trabalhar, de dar o melhor de si, e nisso os brasileiros sao bons e se destacam.
    Como voce mesmo disse, foi necessario pouco tempo para ser recohecido, para, embora um oficial nos primeiros postos, assumir o comando frente a outros oficiais que, se trouxessemos para o Brasil, representariam os degraus derradeiros de sua carreira.
    Aqui no Timor nao e diferente, muitos vem com o unico intuito de passar o ano e receber o MSA, ainda bem que os brazucas nao agem assim.
    Forca sempre, se fosse facil, nao tinha graca.
    E lembre-se: “e nunca envergonhemos nossa fe, nossas familias ou nossos camaradas!”
    Caveira,
    Brasil acima de tudo!
    (perdoe a grafia, mas o teclado aqui nao ajuda, ehehehehe, nao aceita acentos)

    • Valeu pelo apoio… Nossas dificuldades com certeza se assemelham… inclusive a do teclado!!

      Importantissima a frase, concordo… deve ser nossa maior motivacao: nunca envergonhemos nossa fe, nossas familias ou nossos camaradas!!

      Rota!

  3. […] da PMESP é promovido no Sudão Como ele próprio mencionou no post anterior , o o Tenente Bruno de Oliveira, da Polícia Miltar do Estado de São Paulo, que está a 6 meses […]

  4. Parabéns novamente pela promoção de 1º Tenente!
    Sua missão com certeza trara muitas mudanças não só a sua vida!
    Espero que volte logo…
    Saudades!!!

  5. COMO VAI TEN PM B.O.????

    TE PARABENIZO POR MAIS ESSA CONQUISTA E TORÇO PARA QUE VC CONSIGA ATINGIR SEUS OBJETIVOS E REALIZAR SUAS MISSÕES COM SUCESSO.

    GRANDE ABRAÇO!!!!

    • Valeu Maganha…. Pra gente que ja e do matinho fica mais facil!!!

      Abraço!!!

  6. Grande BO!!!! Grande abraço, e que Deus esteja sempre ao seu lado nesta nobre missão.

    Alessandro Delabona e Família.

    • Valeu Dela…

  7. Amor da Minha Vida!!!

    • Saudades coração…

  8. So para explicar as fotos:

    1a: Aula de investigacao de local de crime
    2a: Coral infantil da Igreja Protestante do Sudao (Lainya)
    3a: Celas da detencao da delegacia local
    4a: Aula de procedimentos operacionais
    5a: Dentro da Base da ONU que eu trabalho

  9. Tem Villa Country aí??

    • Claro… Sabe quem eu encontrei la?!?!?

  10. Eaí, 1º Ten B. O., parabéns pela promoção e parabéns pelo serviço, muito legal…
    Muito sucesso para vc…
    Saudações tricolores…

    • Valeu garoto… Vamos ver se nosso Sao Paulo firma a cadencia e arrebenta o Barça em dezembro!!

      Abraço

  11. Parabéns pela missão e exemplo de vida. Deus o proteja. Abraços Aranda

    • Valeu Aranda… Como disse pro Maganha… pra gente que ja é do interior fica mais facil

      Abraço

  12. e ai meu afilhado, aguenta firme q vc esta representando bem a Rota, espero q vc conquiste os seus objetivos, abs

    • Valeu… Sei que to no debito… Ano que vem to de volta e cumpro minha promessa…

      Abraço

  13. Parabéns pelo exemplo de profissional B.O., vc é um orgulhopara nós aqui!
    QQ coisa estou no qap em bauru!
    Abç Brandi

    • Valeu Brandi…

      Minha familia ta toda ai na terrinha ainda… qualquer coisa é com voce!!

      Abraço

  14. Tá vivo?

    Parabéns pela promoção. Um forte abraço.

    Ten Renato

  15. e aí B.O, beleza?? que Deus te abençoe muito e te dê sabedoria nesta missão. Até quando fica aí?? abraços

    • E ai Juniao… beleza?!? Fico aqui ate 10 de dezembro… Natal e Ano novo e em casa ja!!

      Abraco…

  16. Como está na missão Ten Bruno de Rota ???
    Não estou gostando, me parece que vc está chorando muito….então porque que foi?? Segura a onda meu véio, muitos querem mas poucos podem ter uma experiência como a sua, então se empenhe o máximo na missão e aproveite cada dia, construa a sua história e tenha muito orgulho de vc!
    “Envelhecer é obrigatório, crescer é opcional”

    Um forte abraço !

    Seu orgulhoso Comandante

  17. Boa Noite, Ten Bruno….

    Hoje estive presente na cerimônia na Assembléia Legislativa de São Paulo, onde foram homenageados os policiais militares que já participaram de missões da ONU aqueles que estão participando, que é o seu caso.
    Acompanhei a sua família e tudo deu certo, foi uma cerimônia importante para o reconhecimento da milícia bandeirante.
    Apresentei sua família para o Cel Telhada e falei um pouco sobre você, logicamente que tive que mentir muito, mas ele ficou satisfeito e me confessou que pretende participar de uma missão.
    Parabéns pelo Diploma e sucesso na missão!

    Cap PM Rodigues de ROTA.

    • È Capitão… o senhor ta certo… não vale a pena reclamar muito aqui não… mas que essa Policia daqui desanima não tem como não dizer.

      Obrigado pelas mensagens e principalmente por ter acompanhado minha familia na Assembléia. Recebi algumas fotos, parece ter sido muito boa e importante pra Instituição também.

      Outubro to ai…

      Forte Abraço

      1º Tenente PMESP Bruno de Oliveira
      3ª Cia de Rota Vespertina

  18. Olá Ten Bruno !!!

    Parabéns !!!Que trabalho e que missão linda esta !!! Lembro-me de vc e da sua palestra na faculdade de Osasco ( sou ex aluna do Dr Mazzoti)
    Só descobri agora este blog .. e parabenizo não só vc , mas a todos os que estiveram e ainda estão em missão , contribuindo não só com o trabalho , mas com seus corações !!!

    Giovana de Sousa / Osasco /SP

  19. Boa tarde, Ten. Bruno. É devido à pessoas como voce que sentimos orgulho de ser Humanos, porque em ser Brasileiros, temos orgulho sempre! Um forte abraço, e que DEUS continue a iluminá-lo. Gevânea.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: