Ministro da Defesa Nelson Jobim busca maior participação militar do Brasil em Operações de Paz (e a PM?)

Brasil enviará militares para a Guiné-Bissau
20/05/2009 – 17h54
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que o Brasil enviará uma missão militar para a Guiné-Bissau, no segundo semestre de 2009.

Na próxima segunda-feira, ele viaja para a África onde participa nos dias 27 e 28, da reunião dos ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, Angola.

A situação da Guiné-Bissau será um dos principais temas da reunião.

Em declaração à Agência Lusa, Jobim afirmou que em 30 dias um grupo de engenheiros viaja para Bissau para preparar o local onde a missão militar brasileira deverá se estabelecer.

O ministro explicou que o Brasil também vai ajudar na formação de uma força de paz para a União Africana, em conjunto com Moçambique.

Nelson Jobim disse que tropas brasileiras poderão participar de uma missão da ONU na Guiné-Bissau.

“Todas as possibilidades em relação a uma ajuda à África estão abertas. Mas não participamos em operações de intervenção para fazer a paz, mas sim para manter a paz, como é o caso do Haiti”, explicou.

Ele chegou aos Estados Unidos nesta quarta-feira onde permanece até sábado.

O ministro da Defesa deve se reunir com os integrantes do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (DPKO), quando vai manifestar o interesse do Brasil em participar em missões internacionais sempre que o foco for a manutenção da paz.

Na segunda-feira, Jobim estará em Cabo Verde onde se reúne com a ministra da Defesa, Cristina Fontes Lima. De lá ele segue para Angola.

Após o encontro dos ministros da Defesa da CPLP, Nelson Jobim visitará o Congo e a Namíbia, onde vai buscar um acordo entre africanos e sul-americanos em relação ao Atlântico Sul.

No mês de janeiro, a Namíbia tornou-se no primeiro país a adquirir e receber navios de guerra fabricados no Brasil com a incorporação do navio patrulha Brendan Sinbwaye, construído pela Indústria Naval do Ceará (INaCe).

Fora da América do Sul, a Namíbia é o país com o mais significativo programa de intercâmbio militar com o Brasil, que ajudou os namibianos a montarem a sua Marinha.

Anúncios
Published in: on maio 22, 2009 at 12:10 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/05/22/ministro-da-defesa-nelson-jobim-busca-maior-participacao-militar-do-brasil-em-operacoes-de-paz-e-a-pm/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: