Possibilidade de FPU brasileira no Haiti

 

Corre nos bastidores da MINUSTAH, que o Atual Force Commander, Comandante do Componente Militar (um General do Exérctio Brasileiro), está formatando uma proposta para  o SRSG da MINUSTAH, e para o governo Brasileiro que visa reduzir o efetivo militar, para dar lugar a uma tropa de FPU BRASILEIRA, com efetivo previsto de 200 PMs!

Caso se concretize, seria uma excelente oportunidade o envio de um efetivo de tropa policial brasileira para participar de uma Missão de Paz. Esse seria o primeiro cas.

Contudo, convém que certos elementos fossem levados em consideração quando do envio de FPU, como a necessidade de todos os Oficiais serem fluentes em inglês (e pelo menos alguns deles terem conhecimento básico de francês), além de que esses oficiais necessitam de experiência de Missão para melhor gerir os recursos em zona de conflito, diferentemente do caso de UNPOL (os technical advisers), que exercem tipos de mandato e missões distintas em PKO.

Para aqueles que não sabem, FPU significa em inglês Formed Police Unit, o que para o nosso entendimento policial militar brasileiro, traduz-se para Tropa de Choque, neste caso, o choque “rápido”, algo como as nossas PATAMOs, com capacidade de exercer funções de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e o patrulhamento tático em comboio.

Sérgio Carrera

Anúncios
Published in: on maio 15, 2009 at 8:38 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/05/15/possibilidade-de-fpu-brasileira-no-haiti/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: