Estágio de Preparação para Missões de Paz

Prezados colegas, 

Na última quinta-feira (09/04/09), encerrou-se o EPMP (Estágio de Preparação para Missões de Paz) 09/1. Participaram do estágio um total de 28 militares, sendo: 22 do EB (designados para as mais diversas missões, como MILOBS ou Staff), 01 TC da FAB, 01 Maj do Suriname e 04 Oficiais PM: Ten Cel PMDF Mário Júnior, Maj PMMA Becker, Cap PMPE Vilaça (esses três designados para a UNMIT) e o 1º. Ten PMPE Couto (designado para a MINUSTAH).

Vale salientar que esse foi o primeiro EPMP que contou com a presença de UNPOLs, quero dizer, já houve a participação de um Major da PM numa versão anterior, porém recebendo as mesmas instruções dos Military Observers, que são um tanto diferentes das nossas.

O estágio em si foi bem interessante embora que, no nosso caso específico, existam algumas melhorias a serem implementadas, precisamos de algo mais voltado à nossa realidade no terreno. Ainda assim, aprendemos bastante e tivemos uma boa idéia do que acontecerá. Uma das sugestões que eu dei na pesquisa final, foi a de que aumentassem a representação de UNPOLs nas próximas edições do Estágio (inscrevendo todos os que foram aprovados no teste de nivelamento, mesmo ainda não designados para missões), assim, seria possível termos uma maior dedicação às nossas necessidades, além do que, seria possível a instalação de um Team Site exclusivamente UNPOL.

Durante das instruções, trabalhamos todos os assuntos do SGTM, e tivemos aulas práticas das mais diversas, desde socorros de urgência, até reconhecimento e procedimentos em campos minados, reconhecimento e manuseio em armamentos de outros países, direção em veículos 4×4 com mão inglesa, técnicas de negociação e mediação, rádio-comunicação, utilização dos formulários da ONU etc…

A equipe de instrutores foi bastante competente, porém temos que ressaltar os destaques do Maj PMERJ Cândido e do Ten PMERJ Penha Brasil, não só no inglês, onde deram show, como no conhecimento apresentado e na didática em aula. Menção honrosa a ambos. Outros que precisam ser destacados são o Cap EB Ênio, coordenador do curso. O cara não apenas carregava o piano sozinho, mas afinava, compunha e tocava. Parabéns! O outro era o Cel Carlos Casco do Paraguay. O cara foi fantástico nas simulações, no terreno (acampamento), ele conseguia nos tirar a tranqüilidade, mesmo sabendo que era um exercício simulado. Treinamento duro, combate fácil, antes que eu me esqueça, a participação dos alunos do curso de relações exteriores também foi fundamental para o êxito das simulações, além do nível de inglês, eles se mostraram chatos profissionais, e pudemos visualizar todas as dificuldades em entendimento que poderemos encontrar.

Também fizeram parte da equipe de instrutores outros oficiais do EB, da FAB, Civis e um Cap de Fragata da Argentina.

Bom, seguem aí algumas fotos.

CAP PMPE VILAÇA (Designado para UNMIT)

dscn29761dscn27151

dscn26911

1-2852911191 dscn27311

dscn29141

dscn29431

dscn29961

dscn30471

dscn30921

dscn30951

dscn31101

 

dscn311011

dscn31241

Anúncios
Published in: on abril 22, 2009 at 11:17 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2009/04/22/estagio-de-preparacao-para-missoes-de-paz/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: