Capitão da PM do Pará integra Força de Paz da ONU

 

12/12/2008

onu1

Embarca neste sábado (13) para o Haiti, o capitão da Polícia Militar paraense Fabrício Silva Bassalo, 33 anos. Ele será um dos militares brasileiros que farão parte das Tropas de Paz das Organizações das Nações Unidas (ONU). O grande diferencial do capitão é que ele será o único policial militar do estado a fazer parte da tropa.

As tropas da Força de Paz atuam de forma amigável e humanitária em situações de extremo risco, nas mais variadas regiões de conflito e guerra civil pelo mundo. O Haiti é um país que sofre pela fome, desigualdade social e exploração sexual infantil, questões de grande importância para ONU. Além de terem que aprender táticas de guerra e paz, conhecendo os mais diversos tipos de armamentos do mundo, os militares que integram as forças de paz atuam como verdadeiros agentes humanitários, psicólogos e diplomatas. São treinados para atuar como observadores das Nações Unidas.

Para o capitão Bassalo “integrar uma tropa de paz da ONU sempre foi um sonho, que agora estou realizando”. Ele diz que tem pleno conhecimento do que irá encontrar pela frente nos próximos 12 meses. “Pessoas que sofrem todos os tipos de mazelas e necessidades, desde físicas até psicológicas. Mas tenho certeza de que irei fazer minha parte de forma digna e satisfatória. O diálogo e a compreensão serão minha principal arma. Um pouquinho de atenção muitas vezes faz uma enorme diferença”, ressaltou.

Atuar em missões de paz da ONU requer um pouco mais de atenção àqueles que sofrem com guerras civis e conflitos religiosos do que com aqueles que a promovem. O militar precisa estar preparado para se adequar à realidade local seja cultural, religiosa e até de comportamento. O Haiti é um país bem diferente do nosso. Por isso precisamos ser compreensivos e entender ao máximo a identidade cultural, os valores e as características dos problemas do povo daquela região. E o militar brasileiro tem um jeitinho todo especial para lidar com questões que exigem um perfil pacificador”, finalizou o capitão Bassalo.

Atualizado em ( 12/12/2008 )

fonte: http://www.pm.pa.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=744&Itemid=1

 

Anúncios
Published in: on dezembro 12, 2008 at 7:48 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://missaodepaz.com/2008/12/12/capitao-da-pm-do-para-integra-forca-de-paz-da-onu/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: